Porque Construir um Vídeo de Apresentação para Investidores de Sucesso

Lamento destruir seus sonhos, mas no mundo real, planos de negócios não vão conseguir financiamento para você, especialmente quando se trata de uma startup. Mas sabe o que consegue? Um vídeo muito bem feito.

Uma apresentação é o que chama a atenção do investidor, então isso significa que você precisa construir sua apresentação de forma excepcional, científica e, o mais importante, como uma história.

E a melhor maneira de contar uma ótima história na era digital é através de vídeos. Junte essas duas ferramentas poderosas e entenda por que você precisa de um vídeo de Apresentação para Investidores.

Às vezes, tudo o que um vídeo de Apresentação para Investidores precisa é de uma boa linha, uma linha sólida, engraçada e profunda, e o resto é habilidade que você precisa descobrir para apresentar tudo de forma que o financiamento caia direto no seu colo.

UM OLHAR APURADO PARA OS DETALHES

Não se engane, qualquer vídeo de apresentação para investidores não vai te levar a lugar algum. Nós faremos as perguntas importantes por você.

  1. Por que você deve prestar atenção à duração?

Talvez a primeira e última coisa que você aprende ao fazer esses vídeos seja que eles não devem se arrastar em nenhuma circunstância. Não mais do que 3 minutos, e até 3 minutos é um exagero. Se isso te surpreende, olhe-se no espelho e avalie seu próprio tempo de atenção. Aposto que sua resposta está em menos de um minuto.

  1. Por que você deve se preocupar com gráficos?

Qualquer um pode ter uma ótima ideia, bem, talvez não qualquer um, mas até mesmo as ideias menos importantes e medíocres recebem mais reconhecimento dos investidores se forem bem produzidas. Um vídeo com uma aparência agradável faz toda a diferença. Vamos falar sobre gráficos – a importância deles está em como estrategicamente enfatizam os pontos que você quer que os investidores prestem mais atenção. Não é preciso dizer que a criatividade desempenha um papel insubstituível.

  1. Por que exatamente vídeos?

Finalmente, os vídeos conquistaram o texto em termos de popularidade de conteúdo, daí porque os vídeos de apresentação podem ser considerados uma forma de controle mental, levando seu investidor a uma jornada perfeitamente cronometrada (para que eles não saiam dela, mas ao mesmo tempo não percam o ponto) e apresentando seu produto através dos melhores olhos, os seus. Mostre a eles exatamente do que você é capaz, sem economizar nos gastos. A chave para a apresentação perfeita? Se o vídeo parece bom, você parece bom.

ABORDAGENS PARA O SEU VÍDEO DE APRESENTAÇÃO PARA INVESTIDORES

  1. Estatística

Vamos analisar os números, porém. As estatísticas mostram que um simples vídeo de apresentação para investidores pode ajudar em surpreendentes 66%. Isso é um número real.

Um número que vale seu tempo, recursos e fascínio.

  1. Reciclagem

Se você acha que vai descartar um vídeo de apresentação perfeito assim que impressionar seus investidores, está enganado. Claro, podemos chamá-lo de vídeo de apresentação para investidores, mas isso não significa necessariamente que você não pode conquistar clientes com a mesma apresentação.

Essa é apenas a outra face da moeda que não recebe reconhecimento suficiente – a mobilidade.

Sem mencionar que você pode adicioná-lo ao seu portfólio para ganhar popularidade para sua marca. Como startup, você deve saber que cliques significam reconhecimento.

  1. Batimentos Cardíacos

Caras startups,

A primeira coisa que seus futuros investidores querem saber antes mesmo de pensar em dar passos adicionais é o problema universal e válido que você está tentando resolver. Porque os investidores estão constantemente em modo de triagem. O tempo valioso está em jogo, e eles precisam descobrir rapidamente se sua ideia é importante ou não. Já estabelecemos que a maneira mais eficaz de exibir qualquer tipo de conteúdo é por meio de vídeo. Neste caso, esse vídeo é a sua apresentação para investidores. Mas por que exatamente essa é a maneira mais eficiente de identificar um problema?

Bem, do ponto de vista do investidor, descobrir se sua pergunta é urgente e boa o suficiente é quase como um cirurgião atribuir graus de urgência aos pacientes quando eles chegam ao pronto-socorro. Sem batimentos cardíacos? Não há motivo para tentar curá-los. O mesmo acontece com sua pergunta, que é como sua apresentação começa. Se não tiver batimentos cardíacos, não há sentido.

Provar aos investidores que você, de fato, está vivo é muito difícil com negócios mundanos, apresentações de slides ou uma simples conversa em que, em algum momento, você tropeça em uma ou duas palavras e perde aquele ritmo crucial.

Não há como se dar ao luxo disso, pelo menos não neste século. Já é competitivo o suficiente, e a única coisa em que você precisa ter certeza é de um plano para a apresentação milimetricamente cronometrada, que só pode ser possível se estiver pré-filmada, pré-animada e perfeita. É aí que entra o seu Vídeo de Apresentação para Investidores.

  1. Emocional

Ao apresentar sua apresentação perfeita, você terá que representar sua marca, seu produto de uma maneira que dê vida a ele e o torne real e identificável, a fim de ajudar seus investidores a se conectarem com ele como se fosse seu próprio filho. Para fazer isso, você obviamente precisa de uma emoção constante e uma sensação que ressoe com sua marca e que você não possa tocar ou mudar, simplesmente porque é o alicerce em que você confia. Imaginamos que uma animação simples de 6 segundos em seu vídeo de apresentação faria um trabalho melhor ao provocar essa emoção do que um plano de negócios de 600 páginas.

Um dos maiores erros que as startups cometem ao apresentar para investidores é tornar sua apresentação racional. Imaginamos que isso possa parecer estranho à primeira vista. Os investidores são conhecidos por serem algumas das pessoas mais perspicazes que existem, então por que uma apresentação lógica seria um problema?

Basta dar uma olhada em qualquer empresa em estágio inicial. A verdade é que é estúpido investir em uma empresa que está na fase inicial; os riscos e as apostas são altos e, vamos encarar, a maioria das startups fracassa.

No entanto, se sua apresentação for suficientemente louca, ilógica e apenas estranha, ela neutralizará a hesitação que seu futuro investidor está sentindo e os incentivará a investir em uma nova ideia revolucionária.

Sorte para você, fazer apresentações incrivelmente loucas é totalmente possível com gráficos em movimento, animações, efeitos sonoros, narração e modelos que seu vídeo de apresentação pode ter.

Resumindo 

Uma coisa que vamos enfatizar é que, não importa o quê, investir em uma estratégia inovadora definitivamente vale a pena.

Já passamos por quase todos os argumentos possíveis; o que resta é você começar sua jornada, e você está no caminho certo.