O que é o AIDA e por que ele é o Segredo do Sucesso do seu Vídeo Marketing

O que é AIDA Vídeo Marketing

O acrônimo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) é muito conhecido no mundo da publicidade e do marketing. Com ele é possível atrair mais clientes e consequentemente mais vendas para sua empresa. Ele tira proveito da reação que acontece no cérebro das pessoas ao se depararem com um produto ou propaganda e cita cada uma das quatro etapas para que a pessoa ache um produto desejável, necessite dele e o compre.

Vamos explicar por partes cada etapa que acontece e como usá-las para a sua vantagem e do seu negócio, fazendo uso de um exemplo para ilustrar melhor cada ponto.

 

Atenção

No primeiro momento você tem a oportunidade de capturar a atenção da pessoa. Ela terá uma curiosidade inicial, mas às vezes isto não é o suficiente nem mesmo para abrir o vídeo. Comece com uma cena em close ou com uma frase de efeito, que irá ressonar com o problema da pessoa e fará com que ela queira continuar assistindo seu vídeo.

É importante que você preste atenção ao detalhe de mantê-lo curto. No mundo contemporâneo, ninguém terá a paciência de assistir a um vídeo maçante de vários minutos. Mantenha o tempo em no máximo 2 minutos para não perder a atenção do espectador.

Nesta parte você deve apresentar o problema que irá mais tarde resolver. Deve ser algo com o qual a pessoa se identifica, algo que ela já tenha experienciado e sofrido na pele. Pergunte para o espectador se ele já teve esse problema antes. Por exemplo, digamos que você seja um vendedor de carros. Pergunte se a pessoa já teve que depender de caronas ou horários de ônibus para ir a tais lugares ou eventos, se já sofreu inconveniências ou se sempre teve o sonho de ter um carro, mas nunca a coragem de fazer a compra.

 

Interesse

O próximo passo é continuar a manter o interesse da pessoa. Se você já relatou o problema, agora é a hora de explorá-lo. Fale sobre os aspectos negativos e as inconveniências. É o momento de você se relacionar com o espectador e contar a sua história, sobre como você já teve que lidar antes com esse problema e como ele te afetou ou te fez sofrer.

Assim a pessoa saberá que você é alguém que já passou pelo que ele está passando, e que pode confiar em você. E agora que você conseguiu enfrentar isso, está oferecendo a chave para acabar com esses problemas. Seguindo o exemplo, conte uma pequena história de como você passou por um perrengue por não ter um carro próprio e como é uma situação ruim, qualquer que seja a história desde que tenha relação com o produto e apresenta um problema que possa ser solucionado pelo seu produto.

 

Desejo

Agora que o consumidor sentiu a sua dor e se relacionou com ela, chegou a parte de vender o seu produto. Relate todos os inúmeros benefícios que a pessoa terá ao comprar ou usar o produto, como ele irá melhorar a vida dela e como ela não pode mais viver sem ele. Use todo o tipo de adjetivos positivos livremente e faça a pessoa querer seu produto. Pois, afinal, ele irá resolver os problemas dela.

Algo que pode ajudar é contar nos dedos as vantagens que o produto trará, caso esteja usando um ator para o vídeo. Você pode também fazer uma lista das vantagens, usando efeitos de montagem e sobreposição. No caso do carro, diga que ele poderá viajar para qualquer lugar, a qualquer hora e não vai mais depender de ninguém. Será uma pessoa mais independente e dona de si, tornando sua vida mais fácil.

 

Ação

Esta é a parte mais fácil. A seguir, você indica ao espectador o que ele deve fazer para obter seu produto. Inclua informações de contato, como sites, e-mails, telefones, endereços, etc. Por incrível que pareça, muitas pessoas não abrirão um site, fazer uma ligação ou clicar em um botão a não ser que você as instrua. Então, se certifique de lembrá-la e de citar todos os diferentes jeitos que podem te contatar. Vale apontar para qual canto da tela o link estará, isto ajuda muito, especialmente para os menos acostumados com tecnologia.

 

E é isso, fácil assim. Tente usar esta técnica no seu próximo vídeo e veja os resultados por si mesmo. Vai ser até mais fácil de escrever um roteiro. Lembre-se: atenção, interesse, desejo e ação.

Quer ter um vídeo que utiliza essa estratégia poderosa atraindo clientes para sua empresa? Converse com a gente!