Como Usar Vídeo Para Melhorar a Conversão do Site de Sua Empresa SAAS

Como Usar Vídeo Para Melhorar Conversão SAAS

Os sistemas SAAS estão se popularizando cada vez mais nos últimos tempos por serem um jeito fácil, rápido e prático de obter uma enorme variedade de serviços virtuais, que se fazem cada vez mais necessários. Um grande desafio que as empresas desse tipo enfrentam é fazer com que as pessoas entendam todos os benefícios da plataforma, usem e se tornem clientes pagantes da assinatura. É aí que entra a CRO, ou otimização da taxa de conversão, um conjunto de técnicas que visam transformar a maior quantidade possível dos visitantes de seu site em clientes pagantes e satisfeitos.

Uma das alternativas para fazer com que os usuários sejam levados a aceitar pagar o serviço é o teste grátis.

Você pode ter alguns tipos diferentes de teste grátis:

  • Pode ser aquele em que a pessoa utiliza apenas parte do serviço, deixando os recursos mais avançados bloqueados;
  • Aquele em que a pessoa tem acesso ao conteúdo todo por um certo número de dias, sem precisar colocar seus dados de pagamento;
  • Aquele em que ela tem acesso ao conteúdo todo por um número de dias, mas precisa antes colocar seus dados de pagamento.

Se o seu potencial cliente testar a ferramenta SAAS que sua empresa oferece, e ela gostar, é provável que ela decida pagar para usa-la.

Mas, o que fazer se a taxa de pessoas se inscrevendo para o trial, mesmo gratuito, for baixa? A taxa de conversão, como é chamada, depende de alguns fatores, como:

  • A facilidade com que o usuário consegue entender que essa ferramenta vai ajuda-lo.
  • A qualidade do seu site, especialmente o visual (ninguém quer se inscrever num site que não transmite confiança, ou que dá a impressão que sua ferramenta está abandonada a anos)
  • A facilidade para acessar o serviço; (Processos de login e cadastro muito burocráticos, com formulários extensos e muitas telas podem destruir sua taxa de conversão)
  • A forma com que o usuário foi atraído ao site (dica: Usuários que chegaram ao seu site após assistirem a um vídeo explicativo tem chances muito maiores de se tornarem clientes)
  • Os tipos de usuários que o site atrai; (Se você não consegue atrair as pessoas certas, seu site não vai ser muito eficaz. Um vídeo bem feito é capaz de atrair as pessoas certas)
  • Os tipos de usuários que se inscrevem para o teste grátis. (Verifique se as pessoas não entenderam direito quais os benefícios de usar a ferramenta e começaram o trial gratuito apenas por curiosidade, As pessoas que realmente se tornam cliente se inscrevem após verem os benefícios da ferramenta. Um Vídeo Explicativo também ajuda enormemente nesse ponto)

Quando estiver construindo o site, certifique-se de contratar uma empresa experiente e profissional para realizar o seu vídeo explicativo. Sabe-se que quanto mais trabalho seu possível cliente precisa ter para entender sua ferramenta SAAS (se você depende de textos e imagens estáticas, por exemplo) menor a chance dele se converter em cliente pagante. Portanto, pense em vídeos altamente didáticos e que deixem bem claras as ferramentas disponíveis, e mais importante, como elas o ajudarão a resolver o SEU problema.

É importante que o vídeo se integre à identidade visual do site, deixando-o coerente e atrativo. Um site de primeira linha irá atrair usuários de primeira linha, que estarão mais propensos a pagar por seus serviços.

Se a sua taxa de conversão estiver baixa, o erro pode estar em algumas partes diferentes do processo. Primeiro, certifique-se que os potenciais clientes que visitam seu site realmente estão se inscrevendo para o período de teste grátis. Para isso, deixe bem claro no seu vídeo explicativo as vantagens e a facilidade de acesso do teste grátis. Deixo-o em um local bem destacado da sua página inicial. Depois, verifique se aqueles que se inscreveram estão assinando seu serviço ao final do período de teste. Pode ser que isso se deva à falta de informações sobre como assinar o produto, ou falta de publicidade indicando para que seu público assine o produto quando o teste grátis termina. Não hesite e coloque um vídeo para indicar as vantagens, dessa vez do acesso premium. Mostre todas as ferramentas disponíveis e o quanto comprar seu serviço ajudará o seu público alvo por muito tempo.

Gostou dessas dicas? Gostaria de ter um vídeo explicativo ajudando sua empresa SAAS a vender mais? Converse com a gente!

 

Fechar Menu