Uma das perguntas mais comuns que fazemos, quando estamos anunciando um video é ” Como medir o ROI em videos online” ou melhor “Como eu sei que meu vídeo está produzindo resultados?”
E a resposta para sua pergunta, é: depende…
Quando se trata de medir o desempenho, você primeiro precisa entender o que está tentando medir com base no seu objetivo estabelecido.
A maioria das pessoas simplesmente não sabem o que está procurando e não possuem ferramentas para monitorar o desempenho.
A implementação adequada é necessária primeiro para estabelecer as bases para o monitoramento do desempenho, mas há etapas cruciais que você precisa seguir para medir com êxito o ROI do seu vídeo.
Entenda seu objetivo
A primeira coisa que você precisa considerar é, que valor você espera que este vídeo traga para você e sua equipe? Você está procurando mais reconhecimento da marca? Maior educação do cliente? Criação de receita? Conhecer seu objetivo ditará o que você rastreia e como rastreá-lo.
Para alguns de vocês, o valor que o vídeo agrega pode não ser estritamente quantificável. Por exemplo, sucesso pode significar:
- Fazendo o seu CEO feliz com um vídeo de alta qualidade que diferencia sua marca
- Compreendendo sua mensagem com muito mais clareza
- Ser capaz de descrever o que você faz em 90 segundos vs 90 minutos
Embora essas medidas de sucesso não sejam métricas no sentido tradicional, elas ainda agregam grande valor à sua equipe e seus esforços. Alinhar sua mensagem é uma vitória em si.
Registrar uma linha de base de métricas
Tenha uma linha de base das métricas que pretende atingir e mensure seus resultados para comparação.
Exemplo:
Quantos leads sua página está gerando hoje? Digamos que esse número seja de 50 leads por mês. Depois, adicione seu vídeo à página de destino e registre quantos leads serão gerados ao longo do próximo mês. Se a página de destino agora gerar 75 leads por mês, você sabe que seu vídeo está gerando 50% mais leads do que antes.
O estabelecimento de uma linha de base para qualquer métrica que você planeja rastrear, permite compará-la às melhorias que você vê após a implementação do vídeo.
Essas comparações, irão auxiliar a construir uma forte base de argumentação a favor do uso de vídeos online.
Rastreando os KPIs certos para que você possa relatar o ROI
Avaliar o envolvimento vale a pena, mas acompanhar os KPIs certos é extremamente importante na avaliação do ROI do vídeo. É isso que realmente move a agulha para sua empresa.
Os dados de engajamento que você registrou vão para os registros de lead / conta em seu software (como Hubspot ou Salesforce), que permitem que você relate o ROI. Você pode obter informações sobre quem assistiu, e como isso influenciou novos leads, a quantidade de novos canais e as novas receitas geradas.
Quando esses dados de contas individuais são combinados com seus dados gerais de análise de vídeo, você pode estabelecer estas métricas a seguir:
Leads qualificados – O número de leads qualificados gerados pelos seus esforços de marketing em vídeo.
- Detalhes sobre o rastreamento: seus dados de engajamento entram em registros de contatos para qualificação acelerada de leads. Quando você rastreia alguém que assiste a 50% ou mais de um vídeo, essa conta é enviada automaticamente para a equipe de vendas para posterior análise.
Pipeline influenciado – o impacto que seu vídeo tem em oportunidades de vendas qualificadas.
- Detalhes sobre o rastreamento: depois que seus leads são pesquisados e qualificados pela sua equipe de vendas, esses leads agora se tornam parte de seu funil de vendas geral.
Receita influenciada – O impacto que seu vídeo tem no valor de novas receitas.
- Detalhes sobre o rastreamento: veja quais vídeos influenciaram o número de transações fechadas em um determinado período de tempo. Em seguida, você pode adicionar o valor total da nova receita gerada em relação às transações que foram fechadas por influência do vídeo.
Quando tem essas métricas, você pode comprovar a sua equipe de liderança que o vídeo está gerando resultado. Eles mostram que o vídeo está ajudando a melhorar suas taxas de conversão e que seus esforços valem a pena. E ai, todo mundo fica feliz.
Recapitulando:
Você investe em vídeo para alcançar resultados com base nos seus objetivos, analisa as métricas anteriores e atuais, rastreia o engajamento de preferencia vinculado ao seu CRM ou software de automação, que lhes ajudaram no rastreamento dessas informações. E por fim, você PRECISA acompanhar os KPIs certos, pois essas métricas afetam diretamente o ROI do video, e em última análise, são o verdadeiro indicador de sucesso.
Então agora que você já sabe calcular o ROI do video online, Converse com a gente, tire suas dúvidas, estamos prontos para lhe atender e criar um vídeo que vai trazer grandes resultados para a sua empresa!