Você já assistiu a um vídeo estilo quadro branco? Se você já assistiu, então provavelmente você já deve ter se sentido "encantado" por ele. Eles são um dos tipos de vídeos explicativos mais populares que existem por aí e se tornaram uma ferramenta bem útil para que você consiga conectar a sua empresa a seu público alvo de forma leve e eficaz. Além disso, esse tipo de vídeo te dá a chance de comunicar a ideia de sua empresa em poucos segundos, de forma engajadora, atraente e educativa. Mas então a sua dúvida atualmente deve ser mais ou menos a seguinte: Quando você deveria escolher esse estilo? E mais importante ainda: Como esse vídeo deve ser para que ele tenha total potencial? Leia esse artigo para ter todas essas respostas, e algumas informações adicionais que vão fazer seu vídeo bombar na internet!

O Que É Um Vídeo Em Quadro Branco?

Vamos começar com o básico. Se uma imagem vale mais do que mil palavras, então imagine o enorme poder que um vídeo pode ter! Confira você mesmo:

Este é um bom exemplo de como um vídeo em quadro branco deve ser. Como você pode ver, tem um toque especial que o torna único e altamente atrativo. Mas o que é tão especial nele?

Como você deve saber, o conteúdo de um vídeo por si tem um enorme poder envolvente, mas a animação em quadro branco, em particular, tem essa habilidade especial de estabelecer um vínculo emocional com seus espectadores. Ao aproveitar o poder dos personagens animados, você pode educar seu público usando um formato bacana e atraente. Mas tem mais: você também tem a chance de passar adiante sua ideia de negócios (isto é, sobre o que é o seu produto, como ele pode ajudar seus clientes e por que você é a melhor opção no mercado) de um modo rápido, breve e direto. Mas por que esse estilo é tão encantador? Bem, um dos motivos é que nos vídeos em quadro branco a história é criada na frente dos olhos do espectador, e isso é bastante cativante!

Para concluir, a popularidade do vídeo explicativo em quadro branco é fundamentada em alguns desses fatores:

Enorme poder educacional e a incrível capacidade de passar adiante qualquer tipo de conceito.

Imagens visuais surpreendentes e a técnica da narrativa por trás dele que contribuem para gerar diferentes emoções no espectador, além disso os vídeos estilo quadro branco costumam ter personagens adoráveis que dão ao vídeo aquele toque humano especial e tornam esses vídoes ainda mais atrativos para assistir.

Quando Você Deve Fazer Uma Apresentação De Animação Em Quadro Branco?

Agora que você conhece as informações básicas sobre esse estilo, vamos entender em quais casos você deve escolhê-lo para complementar sua estratégia de marketing de vídeo.

Faça a você mesmo estas perguntas e você perceberá se a animação em quadro branco é a escolha certa para o seu caso específico.

Nº 1. "O meu produto ou serviço é complexo ou díficil de entender?"

Como você pode imaginar, os quadros brancos têm um enorme poder educacional. Basta se lembrar de quando costumávamos ser expostos a um quadro na escola para aprender alguma coisa. A mesma coisa acontece no campo do marketing, no qual os vídeos de marketing animado adotaram essa técnica para transmitir os conceitos mais complexos de uma forma muito direta e simples.

Nº 2. "Preciso de muito tempo para apresentar a ideia da minha empresa?"

Embora os vídeos explicativos, em geral, têm de ter uma duração específica, também pode acontecer que você precise de algum tempo extra para explicar sua ideia de negócio. E adivinha!
Os vídeos em quadro branco são perfeitos para ampliar esse limite! Há uma razão por trás disso: quando as pessoas veem um quadro branco na frente de seus olhos, elas sabem que uma lição está prestes a ser explicada... e que isso pode levar algum tempo. Isso significa que elas veem um quadro branco e simplesmente "entram no clima" para ouvir e prestar atenção, mesmo nos vídeos com tempo acima do recomendado de até 90s. A história também é criada na frente de seus olhos e isso ajuda muito a provocar curiosidade e expectativa.

Nº 3: "Eu gostaria de usar personagens para melhorar o vídeo?"

Os personagens podem dar aquele toque pessoal extra ao seu vídeo, por isso é ótimo se você está pensando em adicioná-los. Se você criar personagens personalizados, você criará as condições para estabelecer uma forte conexão do seu público através dos personagens na tela (Você pode fazer com que os personagens do vídeo sejam semelhantes a seu público alvo em termos de aparência, estilo, comportamentos e necessidades). Isso ajuda muito a passar confiança em relação à sua marca e produto.

Nº 4. "Eu tenho uma empresa B2B ou B2C?"

Não importa como você responde a esta pergunta, os vídeos de animação em quadro branco são uma ótima escolha e funcionam muito bem para ambos os tipos de empresas. Deixe-me explicar isso: antes de tudo, eles são um estilo muito versátil que combina diferentes "condimentos" (visuais atraentes, personagens sedutores, uma dose de humor, a técnica da narrativa e mais). Com isso em mente, eles funcionam muito bem para empresas B2B que precisam apresentar um conceito complexo ou abstrato de forma persuasiva, mas também para empresas B2C que visam reforçar esse vínculo emocional com seu público-alvo.

10 Dicas Excelentes Para Tornar Sua Apresentação Da Animação Em Quadro Branco Altamente Eficaz

Agora você tem uma ideia clara se esses vídeos podem funcionar para o seu caso, certo? Então, é hora de dar uma revisão rápida em algumas das melhores práticas na animação em quadro branco.

Dica: psiu! Antes de seguir em frente, lembre-se de que, além de implementar essas dicas, o próprio script desempenha um papel fundamental em qualquer processo de produção de vídeo, então nunca se esqueça que o script é um elemento crítico para tornar o seu vídeo altamente eficaz!

Siga o modelo tradicional: tenha em mente que os vídeos em quadro branco tradicionalmente sempre tiveram uma paleta de cores específica. Então não tente improvisar nesse sentido! Atenha-se à base clássica. Claro que você pode adicionar algumas dicas de cores ou fazer pequenas alterações, mas não exagere...

Inclua personagens animados: a animação de personagens pode tornar o seu vídeo ainda mais atrativo e envolvente. Lembre-se de que fazê-los personalizados é fundamental: dessa forma você fará com que seus espectadores sintam que o vídeo foi feito especialmente para eles.

Veja como fizemos isso acontecer neste vídeo:

Adicione a mão desenhando: tenha em mente que a mão faz parte da essência desse estilo de vídeo. Não seria um vídeo explicativo em quadro branco sem ela! O que é pior: você não obteria a eficácia e a abordagem educacional que você precisa.
Conecte os desenhos: isso é especialmente importante para criar uma animação suave e ininterrupta (e consequentemente, história). Conectar os desenhos é imperioso para tornar o seu vídeo envolvente... mas também coerente!
Inclua elementos emocionais: adicionando algumas referências extras que têm a capacidade de desencadear diferentes emoções (como trazer de volta as memórias antigas através de jogos retrô ou filmes clássicos) você pode tornar seu vídeo ainda mais persuasivo e memorável.
Torne-o educacional: a abordagem educacional é uma das principais características deste estilo. Então não deixe isso de fora! Atenha-se à sua essência explicando "alguma coisa" que você precisa, para aproveitar plenamente os benefícios desse estilo.
Não se esqueça do fundo branco: esta é outra característica típica dos vídeos em quadro branco. O fundo deve ser branco, não há outra saída. Tenha em mente que esses vídeos normalmente são reconhecidos pelo fundo branco, então vale a pe!
Use a paleta de cores certa: de fato, nós dissemos que seu vídeo deve usar principalmente as cores preto e o fundo branco, mas isso não impede que você adicione algumas cores em pontos específicos. MAS, não abuse desta tática. Basta verificar a forma como fizemos isso acontecer neste vídeo:

Torne-o totalmente personalizado: novamente, personalizar o seu vídeo é a única maneira de conquistar o máximo de atenção, confiança e o interesse do seu público. Ao fazer um vídeo utilizando um modelo pré-fábricado, você terá quebra da confiança, um interesse escasso e nenhuma memorabilidade. Isso acabará trazendo resultados de marketing abaixo do que você e sua empresa precisam, não cometa esse erro!

Faça um vídeo com a duração certa: tenha em mente que as pessoas têm um período de atenção muito curto, então você não tem muito tempo para enviar sua mensagem-chave. Tente manter os 90 segundos que sempre recomendamos para os vídeos explicativos, mas também se lembre de que, se você precisar, esse estilo permite que você vá um pouco além.

Na VFX Vídeos temos ampla experiência em vídeos de animação em quadro branco. Desenvolvemos centenas de vídeos para diferentes empresas de diferentes nichos. E nosso objetivo é, sempre, criar vídeos personalizados que geram taxas de engajamento fortes em seu público-alvo. Nós também nos concentramos em ficar de olho nos detalhes e proporcionar a melhor qualidade em cada etapa do processo de produção de vídeo. Estamos convencidos de que esta é a única maneira de conseguir um vídeo altamente eficaz. Então, no caso de você precisar de ajuda para o seu vídeo, sinta-se à vontade para nos contatar!

Em resumo

Os vídeos em quadro branco tornaram-se um dos mais populares (e escolhidos) estilos de vídeo explicativo entre os publicitários, e isso não é por acaso. Hoje você aprendeu sobre os fantásticos benefícios que um vídeo em quadro branco pode oferecer, em quais casos você deve escolhê-lo e quais dicas você deve ter em mente para chegar a um resultado altamente atraente, envolvente e memorável. Por que não assistir ao vídeo reel com uma seleção de alguns vídeos quadro branco feitos pela VFX Vídeos ano passado para obter alguma inspiração extra antes de começar a trabalhar no seu?

Fique ligado!