UHUUUUUULL, finalmente chegou a hora de criar seu vídeo institucional animado para promover sua empresa?

Então saiba que um dos passos mais importantes desse caminho, é que você precisa utilizar um roteiro que seja altamente persuasivo e atraente para seu público-alvo. Na verdade, o roteiro, é uma peça fundamental para você atingir os resultados que está buscando!


Através desse post você irá obter os conhecimentos necessários para não errar na hora de produzir seu roteiro para o vídeo institucional animado sua empresa!

Afinal, o que é um roteiro de vídeos institucionais animados?


Primeiro, é preciso que você entenda que “roteiro”, é basicamente o que será entregue no seu vídeo através da narração, e, sem dúvidas é um dos pontos mais importantes no processo de produção do vídeo, pois estabelece base para o resto das fases.

Mas, se você quer ter um vídeo institucional animado altamente persuasivo, é importante frisar que ele possua um bom balanceamento entre conteúdo e forma (elementos únicos do vídeo como animação, imagens, trilha sonora, efeitos especiais, entre outros...). Tenha sempre em mente que o principal objetivo do roteiro é expressar como sua empresa pode ajudar seu público-alvo com um problema específico que ele tem. Se você tiver isso em mente em vez de se gabar sobre quantos prêmios sua empresa tem, certamente esse roteiro é o que você precisa!
Mas como estruturar o roteiro ponto a ponto, e assim formular a mensagem ideal e altamente persuasiva para convencer meu público-alvo?
Bom, para ficar mais simples, vamos estruturar alguns pontos à seguir que você pode seguir para desenvolver o roteiro perfeito para seu vídeo institucional animado!

Conheça seu público-alvo:

É essencial você conhecer e entender quem é seu público-alvo antes de partir para o roteiro! Isso quer dizer que você precisa entender coisas como preferências, hábitos, características, necessidades e demais fatores. Isso é uma forma de estabelecer a conexão correta com seu público através do vídeo! Entender as necessidades atuais deles dentro de suas empresas ou negócios, verificar as dificuldades que eles enfrentam no mercado atual e o que eles tem feito para solucionar esses problemas e se isso está ou não trazendo resultados a eles, é uma ótima forma de conhecer seu público! Através dessas informações você pode personalizar o roteiro de acordo com as expectativas deles.

Seu roteiro precisa ser estruturado para chamar atenção e não se gabar dos prêmios que sua empresa ganhou

Calma, não estamos tirando os méritos do seu produto ou das premiações que você conquistou ao longo dos anos com a evolução do seu negócio! O que queremos dizer é que na maioria das vezes, essa é uma informação irrelevante nesse momento, pois os tomadores de decisão nas empresas não querem saber quanto títulos você tem, mas sim como seu produto vai resolver os problemas deles! Então, siga esses 3 passos simples, e seu roteiro será altamente persuasivo!

• Etapa 1. O quê... Comece o seu roteiro explicando para o seu público qual problema específico deles você pode resolver. Ao fazer isso, você rapidamente prende a atenção deles e os encoraja a esperar por mais. Foque “no problema”, ainda não é hora de falar sobre a sua marca ou produto.  

• Etapa 2. Como: Agora que o problema foi apresentado, é hora de dizer aos seus espectadores como o seu produto pode ajudá-los. Essa etapa geralmente começa quando a logo da marca aparece na tela ou quando a marca é mencionada.

Etapa 3. O Porquê: O seu público já sabe o que você faz e como você pode ajudá-lo. Agora, é hora de se destacar da multidão e explicar a ele por que você é a melhor alternativa no mercado e seus diferenciais em relação a seus concorrentes. Então, nessa etapa, foque em descrever os benefícios do seu produto. É a sua grande chance de persuadi-los sobre o quão incrível é o seu produto.

Para não ficarmos apenas falando, dá uma olhadinha nesse vídeo que desenvolvemos para a Cris Rodas, vai ser muito mais fácil de você entender esses 3 pontos na prática...

Chegou a hora de criar seu roteiro...

Agora que você já conhece seu público, e sabe como estruturar as partes essenciais do roteiro, chegou a hora de produzí-lo. Um ponto muito importante na hora do desenvolvimento, é a questão da duração do vídeo! A duração do seu vídeo e o envolvimento do seu público alvo estão interligados. Então, o seu grande desafio é fazer um vídeo que dure o suficiente para lhe dar tempo de entregar as suas mensagens principais, e manter as pessoas que estiverem o assistindo interessadas até o final! De acordo com a nossa experiência, a duração ideal para um vídeo animado de marketing/institucional é entre 60 a 90 segundos. Falando da escrita de roteiros, podemos dizer que 150 palavras correspondem a 1 minuto de vídeo. Então, se você quer produzir um vídeo de 90 segundos, precisará de 225 palavras escritas no seu roteiro.

Vamos manter a escrita bem simples ok?

Nos últimos anos, o intervalo de tempo em que os espectadores prestam atenção quando acessam uma página nova ou abrem um vídeo que nunca viram foi diminuindo até chegar atualmente em 8 segundos, o que apresenta um grande desafio para qualquer empresário. Certifique-se de manter o seu roteiro simples, direto e envolvente. Não é preciso explicar tudo em apenas 90 segundos - Apenas tente selecionar as informações mais importantes baseado nas necessidades do seu público alvo e o objetivo do seu vídeo. Lembre-se, no final das contas, você terá tempo para complementar essa informação com outros recursos (como iniciativas de marketing de conteúdo, ligações de vendas, campanhas de e-mail marketing, etc). Este vídeo mostra como isso é possível: ele explica como o produto funciona, de forma direta e simples!

Para o Gran Finale, adicione um Call To Action atraente!

Quando seus espectadores chegarem ao final do seu vídeo institucional animado, eles precisam ter uma ideia clara do que fazer e de qual é o próximo passo. Para guiá-los nesse sentido, é essencial incluir um atraente Call To Action (chamada para ação) que os ajude a entender qual direção devem seguir (seja preencher um formulário, acessar seu site, baixar um infográfico, compartilhar o conteúdo nas mídias sociais, ou qualquer outra coisa). Certifique-se de incluir apenas um Call To Action por vídeo – senão, você vai acabar confundindo o seu público-alvo e ele pode acabar não lhe procurando por não saber qual a forma mais eficiente de conseguir contato com sua empresa! Agora você sabe o quão importante é fazer um roteiro de alta qualidade para qualquer vídeo. E o que é mais importante, você tem toda a informação chave para fazer um breve roteiro de vídeo para a sua empresa. Não apenas um roteiro qualquer! Um roteiro que é altamente envolvente, atraente, memorável e que gera excelentes resultados de marketing.

Caso ainda esteja um pouco perdido nessa revolução do marketing digital, venha bater um papo conosco, temos diversos especialistas em desenvolvimento de roteiros que certamente poderão lhe ajudar a obter as informações mais importantes para desenvolver seu Roteiro Perfeito!

Pronto para começar?