Então, o seu vídeo explicativo institucional não está funcionando como esperado, e você começou a pensar que esse tipo de vídeo simplesmente não funciona. Opa, não é bem por aí. Os vídeos explicativos institucionais são uma ótima ferramenta de marketing para qualquer empresa, e ajudam a impulsionar suas vendas e conversões em grande quantidade. Se eles não estão fazendo o seu serviço, é muito provável que haja algo mal feito com eles.

É fácil identificar um vídeo explicativo institucional não profissional, mas é preciso um olho treinado para entender o que está errado com eles.

Depois de muitos anos criando excelentes vídeos explicativos, conhecemos todos os caminhos! - E estamos aqui para ajudá-lo. 

Estes são alguns erros comuns que podem levar a um mau desempenho do seu vídeo explicativo institucional, continue lendo para saber como resolvê-los!

1. Você tem um roteiro falho ... ou nenhum roteiro!

Um script é a base de todo tipo de vídeo. (Confira nosso artigo detalhado sobre a importância de um bom script para vídeo marketing)

De uma obra-prima cinematográfica a um ótimo tutorial, um roteiro adequado é a base da qual o conteúdo subsequente se ergue. Vídeos explicativos não são exceção!

Geralmente começa com uma ideia que é discutida com os escritores e a equipe de produção, e então se torna o roteiro real que será usado em todas as etapas de produção a seguir. Um roteiro é necessário para que todos possam fazer seu trabalho de forma eficaz: narradores, ilustradores, animadores e todo o restante da equipe de design.

Veja um exemplo de um vídeo com um bom roteiro:

Muitas pessoas não percebem como esse primeiro passo é importante, e podem até ignorar isso! E assim como uma casa sem base, se você não tiver um roteiro adequado, seu vídeo será quase que completamente inútil!

A melhor escolha é sempre contar com pelo menos um roteirista profissional. Mas se você já tiver feito seu script e quiser saber se ele tem alguma falha, verifique se ele está sofrendo de alguma das seguintes situações:

  • Muito egocêntrico: Seu roteiro é apenas "eu, eu, eu"? Você não pode falar apenas sobre quão grande é a sua empresa, porque então seu vídeo explicativo institucional estará fadado ao fracasso. Os vídeos explicativos animados precisam se concentrar no público, em suas necessidades e em como sua empresa pode atendê-los.
  • Completamente inconfiável e chato: Se o seu vídeo não captar a atenção do público desde o início, então não é nada bom. Seu roteiro precisa ser impressionante desde o início - deve ser perfeitamente construído e entregar uma mensagem eficaz.
  • Estrutura fraca: Um começo, um meio e um fim constituem a estrutura lógica de qualquer peça da narrativa. É apenas lógico - seu público tem um problema, existe uma solução e sua empresa pode fornecê-la. Se o seu vídeo não segue essa estrutura simples, então há algo errado com o seu script. Então, se você tem um roteiro fraco, não entre em pânico! Não é difícil criar um ótimo roteiro, para isso, conte sempre com uma equipe de profissionais para te auxiliar no processo de construção do seu script.

2. Você está dando muita informação e seu vídeo fica muito longo

Você está ciente de que a duração perfeita para vídeos explicativos está entre 30 e 60 segundos? (Claro, isso depende muito do tipo de público, da solução e da forma que você quer passar a mensagem). Qualquer coisa muito excessiva se torna maçante e seu público não assiste nem a metade do vídeo!

A atenção das pessoas é curta e elas diminuem a cada geração. Na verdade, as gerações mais velhas às vezes têm mais paciência, mas os millennials preferem vídeos mais curtos. É importante ter em mente para quem estamos falando!

De qualquer forma, a regra é que qualquer vídeo explicativo institucional que tenha mais de dois minutos é muito longo. (Atenção, Vídeos Explicativos, não vídeos tutoriais ou institucionais).Então, se o seu vídeo atual for mais longo que isso, é hora de cortá-lo.

Às vezes, você sentirá que precisa ser mais longo porque você tem muita informação que deseja compartilhar! Bem, essa é uma grande bandeira vermelha.

Um vídeo com informações demais confundirá seu público.

Como os períodos de atenção estão cada vez menores, qualquer vídeo que seja muito longo, chato ou confuso expelirá seu público, derrotando completamente o propósito dos vídeos explicativos!

Então a precisão é fundamental, comunique uma mensagem direta e deixe de fora tudo o que não é essencial. Mantenha seu vídeo curto e doce.

3. Você tem um vídeo genérico

Ah, conteúdo genérico! Até agora, todos devem conhecer melhor e evitar conteúdo genérico como a peste.

Mas às vezes pode ser tentador confiar em vídeos genéricos: afinal, eles são baratos, e talvez eles trabalhem mesmo assim... certo?

Certo... se o que você está procurando é um vídeo que parece exatamente o mesmo que qualquer outro vídeo, sem identidade visual nenhuma, então sim, vá em frente. Mas um vídeo explicativo institucional que pode ser facilmente substituído por qualquer vídeo da sua concorrência, não está levando a mensagem que torna sua marca única.

E essa singularidade é o que faz a sua marca se destacar. Se você quer um vídeo explicativo institucional que seja realmente eficaz, ele precisa respirar e viver sua marca a cada segundo. Tem que ser inequivocamente seu!

Criar um vídeo a partir de trechos pré-filmados ou emular um vídeo viral não vai levar sua empresa a lugar algum - as pessoas ficarão entediadas e não se lembrarão de você. É o atalho para parecer mediano, exatamente o mesmo que muitos outros que usaram as mesmas fórmulas (vídeos genéricos).

Então, customização é a chave. Identifique o que torna sua marca única e, em seguida, coloque-a em palavras ... e logo em seguida, em imagens.

Veja um exemplo de um vídeo feito de forma exclusiva para uma empresa:

Além disso, lembre-se de que existem muitos tipos de vídeos explicativos, e você deve escolher aquele que funciona melhor com o espírito da sua marca. (Fale com nossos consultores, em anos de prática eles poderão te ajudar a escolher o vídeo que funcionará melhor para seu segmento)

4. Seu vídeo tem baixa qualidade

Todo mundo está apostando em conteúdo de vídeo, então não é apenas uma questão de usar o vídeo - porque todo mundo está fazendo isso de qualquer maneira. Eles estão certos em fazer isso: o conteúdo de vídeo é eficaz! Mas se você quer que seu vídeo funcione, você precisa de algo mais do que apenas um vídeo qualquer...

Você deve usar conteúdo de vídeo de alta qualidade para superar sua concorrência.

Vídeos explicativos de baixa qualidade não levam a nada. Mas como você pode saber se o seu vídeo está mal feito? Pode ser mais difícil do que você imagina, porque há algumas coisas que surgem (como renderização feia ou técnicas ultrapassadas de ilustração), mas outras coisas são mais difíceis de identificar.

Se você precisar de ajuda para identificar o que não está funcionando com o seu vídeo explicativo institucional, conte com ajuda profissional. Peça uma opinião honesta! Lembre-se, um vídeo mal feito prejudicará seriamente a imagem da sua marca.

5. Você não está distribuindo corretamente

Não esconda seu vídeo! Se você quiser que o seu vídeo explicativo institucional funcione, é essencial posicioná-lo corretamente.

O que você faz depois de terminar o seu vídeo é tão importante quanto fazer o vídeo em si. Se não for corretamente distribuído, levará a um desempenho muito abaixo do esperado! Mas como você pode fazer isso? Aqui está uma dica: você tem que fazer mais do que apenas postar no seu canal do YouTube. (Veja 5 dicas essenciais para aumentar os visitantes do site da sua empresa)

Não entenda mal, o YouTube é ótimo - na verdade, é o segundo maior mecanismo de pesquisas do mundo! Mas não é o suficiente. Seu vídeo precisa estar em todos os lugares para obter visibilidade máxima... mas, ainda mais do que isso, seu vídeo precisa ser posicionado de maneira inteligente:

  • Use seu vídeo para criar anúncios pagos: Os anúncios em vídeo são os que têm a maior taxa de cliques… e o vídeo explicativo institucional gera ótimos anúncios.
  • Compartilhe nas mídias sociais: Vídeo social recebe 1200% mais compartilhamentos do que texto e vídeo combinados.
  • Coloque na página inicial do seu site: É importante que você coloque seu vídeo onde ele será visto. Não o enterre em algumas subseções abandonadas do seu site, faça dele a primeira coisa que seu público vê! (Veja qual onde você deve colocar os vídeos explicativos em seu site)

 Isso também fará com que as pessoas passem mais tempo em seu site, o que melhorará sua classificação nos mecanismos de pesquisa, como Google por exemplo.

Então, você pode ter o maior vídeo explicativo institucional já criado, mas se ninguém o vê… não será efetivo.

6. Você tem os colaboradores errados

Ter a melhor equipe é crucial se você quiser que seu vídeo explicativo institucional funcione! Como você pode ver, há muitos estágios de produção envolvidos no processo: desde a escrita do roteiro até a animação, voice overs e posicionamento, e para cada um desses estágios, você precisa de uma equipe de profissionais responsáveis.

Trabalhar com pessoas que só conhecem um pouco de tudo não é suficiente, mesmo que tenham as melhores intenções. Você quer que seu vídeo explicativo seja lucrativo, tenha um alto ROI e ajude a aumentar as conversões... e isso é algo que você só terá se trabalhar com profissionais.

O que você precisa é encontrar a produtora certa de vídeos explicativos: Que tenha uma equipe de especialistas prontos para levá-lo até onde você deseja ir com esse tipo de vídeo.

Agora que você já leu todos esses erros comuns, sabe por que seu vídeo não estava funcionando como esperado? Esses erros podem não ter sido óbvios a princípio, mas com um olho treinado você poderá identificá-los e corrigi-los para o seu próximo vídeo.

Aqui na VFX Vídeos, queremos que você experimente o poder dos vídeos explicativos em primeira mão. Então, se você está pronto para criar um vídeo explicativo que realmente incorpore o espírito de sua marca, entre em contato conosco! Ficaremos felizes em ajudar você a criar esse vídeo explicativo profissional e eficaz para sua marca.