Vídeo de qualidade é importante para sua marca e imagem, mas os aspectos mais importantes do vídeo não estão somente no visual.

Para criar um ótimo vídeo explicativo é necessário a compreensão de alguns pontos que são a base de todo vídeo, sem eles, o conteúdo não fica claro e seu vídeo não terá a qualidade que sua empresa precisa!

Assim sendo, é essencial a compreensão de alguns pontos:
• A marca (e a história da marca) que será comunicada no vídeo institucional;
• O produto/serviço/mensagem que será passada;
• O cliente/público para o qual você estará falando;
• O roteiro que será utlizado para transmitir todas essas informações (o ponto mais importante do vídeo).

Depois de entender essas coisas, e somente então, se começa a falar sobre os conceitos visuais que ajudarão a contar a história que passamos a conhecer (e amar).

Por quê?

Se você estiver no marketing, ou num cargo executivo (CEO, Diretor, Fundador, etc) você provavelmente entende o poder que uma redação publicitária de qualidade pode ter para a sua empresa.

A arte de usar uma frase, um parágrafo curto, ou mesmo um longo texto de vendas para ajudar a convencer aqueles que são seu público-alvo a comprarem (ou a darem o próximo passo) é extremamente valiosa para os negócios atuais. Também é uma maneira eficaz de deixar para lá aqueles consumidores que não serão os melhores para a sua empresa (prevenindo problemas mais adiante).

Veja um exemplo de um video institucional animado:

Mas quais são os aspectos mais importantes de um bom texto publicitário?

As mesmas coisas que são importantes para bons vídeos institucionais.
Claro, você pode se preocupar com o layout da página, fontes e elementos visuais — mas são as palavras que devem nortear a parte visual.
É por isso que iremos te contar mais sobre as duas áreas de um vídeo explicativo institucional que tem que estar prontas antes de você pensar na parte visual - O Roteiro e a História.

Aqui vamos nós.
Ressalva: Nós amamos, amamos e amamos o vídeo de alta qualidade. É tudo o que fazemos. Isso não é um estímulo para ter um roteiro incrível com música horrível e bonequinhos grosseiramente desenhados. Em vez disso, é salientar que muitos freelancers, ferramentas de "Faça Você Mesmo" e até algumas produtoras de vídeo, focam mais no material gráfico do que na capacidade deles de vender sua mensagem. Preferimos fazer algo um pouco mais assim:

A Mensagem Imediata e Direto ao Ponto
“Eu teria escrito uma carta mais curta, mas não tive tempo.” —
Blaise Pascal

Existem duas perguntas muito importantes que devem ser respondidas antes de você escrver o script de seu vídeo explicativo:
1. O que você deseja que sua marca diga ao mundo?
2. O que você quer que seu vídeo explicativo diga para seu público-alvo?

Se você não sabe a resposta para a número 1, isso é um grande problema.

Uma vez que você tenha seu público alvo ideal em mente, você pode mexer com a mensagem que deseja transmitir no seu vídeo institucional.

O vídeo que você quer pode ser para contar essa história da marca. Poderia ser feito para um segmento do seu público, leads em uma determinada fase do funil de vendas, ou para tornar quem assistí-lo consciente de um problema que ele pode resolver com o produto ou serviço que sua empresa oferece.

Não importa o que você queira dizer, essa mensagem deve ter ressonância com o seu público e refletir a personalidade de sua marca.

Veja este exemplo:

Sobre o Roteiro
“Um roteiro bem escrito é a chave para um vídeo explicativo bem-sucedido. É o fundamento sobre o qual, todo o resto é construído”.

Concordamos de todo o coração.

Você sabe quantas palavras você recebe em 60 segundos de vídeo? Algo em torno de 130 a 160 em média. Se o seu vídeo tiver essa duração, você manterá cerca de 70% de seus espectadores até o final. Mais longo do que isso e esses números caem muito rápido.
Isso significa que você não pode desperdiçar palavras.
Encurte sua mensagem. Escreva e reescreva para tirar tudo o que não é necessário até chegar ao cerne do potente conteúdo convincente e rico.

“A perfeição é alcançada, não quando não há nada mais para adicionar, mas quando não há mais nada para retirar.”— Antione de Saint-Exupery

Isso, novamente, leva tempo.

Essa mensagem central é a mistura perfeita das informações com que seu público se identifica e a mensagem que você deseja transmitir. Aqui estão os nossos melhores indicadores:

1. Aprenda com os Melhores: Observe uma boa redação publicitária, bem como a estrutura clássica da história. Os roteiros de 3 atos estão cada vez sendo mais usados, e não é coincidência. Certifique-se de que a pessoa que escrever o seu roteiro tenha experiência em storytelling e saiba escrever de maneira cativante.
2. Entre com Tudo (com a sua ideia): Certifique-se de não ser maçante em nenhum ponto do vídeo, mas transmita sua mensagem de forma clara, fazendo com que as pessoas que realmente tem potencial para comprar sejam seduzidos a assistir o vídeo todo e aqueles que não são os clientes ideais para sua empresa sejam repelidos.
3. Entretenha Seus Convidados: Lembre-se de focar o vídeo no seu público alvo, seus problemas e desejos, e não apenas na sua empresa. Se você quer que eles prestem atenção, é fundamental ser cativante.
4.Com Clareza, Peça a Eles Alguma Coisa: não faz nenhum sentido criar um vídeo explicativo que não faz as pessoas quererem fazer algo. Mesmo que seja por exemplo um vídeo para salvar o meio ambiente, você quer que alguém recicle alguma coisa—certo? Faça um apelo claro para a ação que os mova para o propósito pretendido.
5. O Benefício Adicional de uma Boa Mensagem e Script: Na vida, você vive para contar histórias. Não o contrário. Agora que sua história foi trazida à vida, você tem tudo o que precisa para pensar na parte visual. Então, você pode complementar esses visuais com música e com narração, tornando o vídeo institucional o mais convincente possível.

Os aspectos visuais do seu vídeo serão muito mais fáceis de criar se você partir de uma mensagem clara, e os sons e a música que você escolher parecerão que foram feitas para esse roteiro.

Descubra sua mensagem. Escreva seu roteiro. Use visuais de qualidade, adicione sons e narração.
Faça tudo isso nessa ordem e no melhor da sua capacidade, que seu vídeo atingirá seu público em cheio.

Se precisar de uma ajudinha para criar o seu vídeo animado com o roteiro perfeito, deixe-nos ajudar. Fale com a gente agora mesmo!