Aposto que título te assustou um pouco, né? Calma que vamos te explicar!

Vídeos animados explicativos são uma das melhores ferramentas de marketing para as empresas conseguirem novos clientes pela internet, mas muitas delas cometem um grande erro, descubra qual nesse artigo!

Vídeos animados e explicativos são uma das maiores ferramentas de marketing para comunicar ideias de negócios, explicando de maneira atraente e única o seu produto ou serviço em menos de 90 segundos. A questão é que, muitas vezes, a história no video foca tanto na empresa em si que acaba esquecendo o mais importante: seus consumidores.

Este é um dos erros mais comuns em vídeos explicativos.

Na internet, as pessoas estão sempre procurando por soluções para determinados problemas (desde receitas variadas a encontrar um investidor para uma nova startup). Ao criar o seu video, você não deve focar na divulgação de sua marca, e sim nos problemas que a sua empresa pode resolver com seus produtos ou serviços.

Mas como evitar cair na armadilha do video egocêntrico? Aqui vão alguns conselhos úteis:

CONHEÇA O SEU PÚBLICO ALVO E FOQUE NOS PROBLEMAS DELE

O primeiro passo é saber como dar ao seu público aquilo que ele está procurando. Por isso, é essencial definir exatamente qual problema o seu produto ou serviço pode solucionar. Ao ajudar o consumidor a solucionar o problema, você facilmente o transforma num promotor da sua marca, e ele passa a amá-la! Neste tipo de comunicação, a chave é criar um video divertido, atraente e bem elaborado que fale por si só.

COMUNIQUE-SE NA LINGUAGEM DELES

O marketing atual é baseado nas relações humanas, e não robotizadas. Tendo isso em mente, nosso segundo conselho é que você se comunique com seus potenciais clientes na linguagem deles, como pessoas de verdade! Se você se comunicar como um ser humano de verdade (você é um humano, certo?) eles se identificarão facilmente com a sua história. Uma ótima forma de conseguir isso é criando personagens animados no seu vídeo que sejam parecidos com o seu público. Você pode fazer isso ao vesti-los como eles, sofrerem os mesmos problemas que eles ou estarem nos mesmos lugares que eles.

FALE SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO SEU PRODUTO NO FINAL DO VÍDEO

Existe uma regra que nunca falha na história dos vídeos animados: é a de focar no seu público e lidar com seus problemas no início. Isso sempre gera envolvimento e faz com que eles queiram assistir o vídeo até o final. Somente no final do vídeo você deve apontar por que eles devem escolher a sua solução dentre todas as outras, e explicar o que você tem a oferecer. Também é importante que no final do vídeo você inclua um forte e poderoso call to action, guiando o espectador a realizar uma ação específica após assistir ao vídeo: pode ser um cadastramento, curtir a página da sua marca no Facebook ou comprar um produto.

Foque em criar um vídeo animado explicativo não tem como objetivo se exibir sobre o quão grande é a sua marca, mas que humildemente mostre de que forma você pode ajudar o seu público alvo. Nós garantimos que dessa forma você irá transformar essa audiência não só em clientes, mas também em amigos e fãs!

Por isso, em geral, o lema do seu vídeo deve ser: “Seus problemas vem em primeiro lugar, e a minha marca está aqui para resolve-los.”

Ainda em dúvida sobre como fazer isso na prática? Conte conosco para fazer o vídeo certo para sua empresa!