Mais vendas. Mais leads qualificados. Divulgação da sua empresa. Aumento no número dos visitantes no Google. Engajamento nas redes sociais. Com todos esses benefícios, você deve estar se perguntando por que não pensou em um vídeo explicativo para a sua empresa até agora. Mas para que sua campanha de marketing com vídeo dê certo, é preciso tomar os cuidados que vamos te ensinar neste artigo!.

Claro, você só vai obter todas as vantagens dos vídeos institucionais se trabalhar com profissionais experientes que sabem como fazer vídeos de impacto. Não é uma tarefa fácil, eu te garanto. Existem erros esperando para serem cometidos a cada passo no caminho, e apenas um processo detalhado pode dar ao seu vídeo um bom final.

Os anos de experiência que temos na VFX Vídeos nos ensinou aonde estão essas armadilhas e como evitá-las. Trabalhar com empresas como STComex, Tomps Finance, Litígio Cobranças, Empresômetro, Katun e mais de 200 outras nos ajudou a criar um processo de produção que garante a qualidade final do vídeo da empresa. De todas as coisas que aprendemos com as nossas atividades, essas são algumas que você sempre deve focar enquanto seu vídeo está sendo produzido.

Tudo começa com um ótimo roteiro

A produtora que você escolheu deve se certificar de ter entendido você e a solução que sua empresa oferece. Ela tem o trabalho difícil de encontrar uma mensagem que ressoe com seu público alvo. E precisa produzir um vídeo divertido, inesquecível e dinâmico o suficiente para manter o interesse de quem o está assistindo. Tudo isso é possível, quando você começa com um roteiro consistente.

Existem várias dicas e guias para se certificar de que o seu roteiro é de fato bom. Você encontra essa informação detalhadamente no nosso curso “VídeoMarketing 10X”. Mas, se você está buscando por um resumo rápido, aqui está. Um ótimo roteiro apresenta 3 elementos principais:

  • 1 – Boa organização: Sua mensagem precisa ser direta e lógica. Não deve deixar espaço para mal entendidos ou duplos significados. Você precisa seguir uma narrativa que vá do ponto A ao B, sem distrações. Basicamente, você está contando uma história atraente e convidativa para o seu público alvo.

  • 2 – Uma solução: As pessoas não estão interessadas em quem você é como marca. Elas estão interessadas em o que você tem a oferecer para melhorar suas vidas. Faça dessa solução o foco do seu vídeo explicativo, pois é isso o que seu público alvo tem mais chances de memorizar.

  • 3 – Um ritmo dinâmico: A edição tem que ser envolvente e fluir suavemente. Os personagens devem ser bacanas e carismáticos. O narrador deve transmitir emoção. Ser entediante é um dos pecados capitais que você não pode se dar ao luxo de cometer.

Na VFX Vídeos nós gostamos de envolver nosso cliente em todos os estágios do processo (principalmente nos primeiros) porque essa participação é a chave para alcançar o tom certo. Certifique-se de se envolver. No final das contas é o seu vídeo, e ninguém conhece melhor a sua marca do que você mesmo.

Personalização é o que vai te destacar

Se você conferir diversos exemplos de vídeos expicativos, vai perceber que eles são muito parecidos entre certas empresas (a maioria das agências de marketing digital surpreendentemente caem nessa armadilha). Isso acontece porque essas empresas estão ignorando outra chave para o melhor vídeo explicativo – personalização. Esses conteúdos são sobre marcas diferentes, então você espera que eles sejam diferentes uns dos outros. Mas, na maioria das vezes, essa é a exceção, e não a regra. Veja por exemplo esse vídeo que criamos para a empresa Buycell:

Este cenário faz com que a personalização dos vídeos seja ainda mais importante. Isso porque, ao fazer um conteúdo sob medida para a sua empresa, você coloca a sua marca em evidência, faz com que aquele vídeo seja seu, e o torna uma experiência memorável, em contrapartida com empresas facilmente esquecidas e parecidas entre si, que gostariam de chegar ao topo mas não conseguem. Quando algo é desenvolvido tendo a sua empresa em mente, deveria ser impossível ser parecido com qualquer outra marca.

Se personalização é tão poderosa, você deve estar se perguntando por que a maioria das empresas não está apostando nisso. Existem várias respostas para isso. Algumas empresas não estão conscientes do quão importante isso é de fato. Outras preferem economizar dinheiro e usar vídeos modelos para criar seus vídeos comporativos – terminando, assim, com fragmentos usados em milhares de outros vídeos. Por fim, existem marcas que confiaram na pessoa errada para o processo de desenvolvimento do vídeo.

O que você deve considerar nisso tudo é que você precisa encontrar a sua voz e se destacar. Claro, isso provavelmente vai custar um pouco mais, mas mas não veja esses vídeos como gastos, e sim como investimento. Dados os benefícios que você já conhece, é impossível não vê-los como ferramentas de marketing que trarão um retorno do que você investiu para produzi-los.

Não aceite nada menos que a melhor qualidade

Com a presença universal dos vídeos no nosso dia a dia, qualquer empresa interessada em surtir grande efeito com um vídeo precisa estar pronta para o desafio. As expectativas aumentaram e os espectadores não estão interessados apenas no que é “bom” – eles querem vídeos ótimos! Isso te deixa com uma escolha: ou você produz um vídeo razoável que vai ser facilmente esquecido, ou mergulha de cabeça com tudo. Assista ao video que criamos para a empresa Naspi como um exemplo de um vídeo personalizado com ótima qualidade:

Animação de baixa qualidade ou personagens com um desenho mal feito passam uma imagem de amadorismo e fazem com que as potenciais clientes descartem sua empresa automaticamente. Essa realidade fez com que vídeos de alta qualidade deixassem de ser um item de luxo e se tornassem uma necessidade a frente de qualquer estratégia de marketing moderna. Considere isso ao definir um custo para o seu vídeo. Alta qualidade e personalização tem seu preço, mas vale a pena investir nisso.

Como você pode ter certeza? Trabalhando com os melhores, é claro! Somente uma empresa com designers talentosos, animadores, narradores e escritores será capaz de fornecer um vídeo com poder suficiente para impactar os seus espectadores. A boa notícia é que você nem precisa gastar tanto para isso. Existem milhares de produtoras de vídeos explicativos por aí, com preços acessíveis como os que oferecemos. Certifique-se de procurar por elas! (Nós somos uma delas! Entre em contato conosco!)

A jornada começa com o vídeo finalizado

Quando você tem o seu vídeo finalizado, é impossível não ficar empolgado. Depois de alguns meses de trabalho, você finalmente terá o que tanto esperou! Em seguida todos na sua empresa vão assistir o vídeo juntos, depois você faz o upload do vídeo para o Youtube, e pronto, é só sentar e esperar os resultados chegarem, certo? Errado!

O vídeo finalizado é apenas o começo de uma série de ações ao seu redor. Claro, você deve mostrá-lo para seus colegas, fazer o upload dele no Youtube, e implementá-lo no seu website. Mas você precisa divulgá-lo continuamente para extrair o máximo de retorno possível dele. Como tudo no marketing digital, você não espera que aconteça – você faz acontcer. Você pode usar seu vídeo animado para criar anúncios, publica-lo na sua página do facebook, pode enviar por email para seus possíveis clientes, e assim por diante.

Você terá pago um bom dinheiro para uma ótima ferramenta de marketing – você realmente a deixará escondida? Espero que não! Aproveite-a o máximo que puder, jogue-a no mundo e exiba sempre que tiver a chance. Esse vídeo é agora uma parte crucial da sua marca, então é bom que você comece a utilizá-lo como tal. E se você fizer seu vídeo conosco, você terá ajuda nessa parte, pois temos profissionais certificados pelo Google e Facebook que vão te ajudar a extrair o máximo de resultado de suas campanhas e de seu vídeo.

Seu vídeo será tão bom quanto as pessoas que o produziram

Um último conselho. O mercado de produtoras de vídeos está cheio de pessoas que fazem um bom trabalho, e de pessoas que só querem ganhar dinheiro. Você sabe o que deve procurar – as empresas que fazem um ótimo trabalho! No final das contas, a frase acima diz tudo: seu vídeo será tão bom quanto os profissionais que o produzirem. Quando estiver procurando por eles, certifique-se de que conferiu todas as opções anteriores antes de decidir qual é a escolha perfeita para você.

Depois de tudo o que você leu até agora, você certamente percebeu que na VFX Vídeos nós sabemos uma coisa ou outra sobre o mundo dos vídeos explicativos. E é por isso que nós gostariamos de te ouvir. Se você está pensando em começar a usar vídeos para a sua empresa, então certifique-se de lembrar de todas as nossas sugestões e esclarecer todas as suas dúvidas antes disso. Se quiser saber mais, nosso blog é um prato cheio!
Mas o mais importante de tudo: avalie as produtoras de vídeo pelo que elas conseguem fazer, e não pelo que prometem. É fácil jogar promessas ao vento. Difícil é cumpri-las. Você pode se certificar de que uma empresa cumpre suas promessas ao checar o seu portfólio online e conferir o que seus clientes anteriores falam sobre eles. Afinal de contas, quando o assunto é criar vídeos memoráveis, você quer que uma empresa respeitada no mercado e que tenha anos de experiência esteja do seu lado, não é?

Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco para falarmos sobre uma criação de um vídeo para sua empresa!