Digamos que você esteja buscando atrair atenção para a sua empresa. Não só consumidores, mas verdadeiros fãs de sua marca. Você quer fazer sua empresa crescer, para isso talvez precise convencer investidores e também atrair talentos.

O que você precisa fazer? Apresentar todas essas pessoas à sua empresa!

O problema é que nem sempre é possível ter uma conversa um a um com todas essas pessoas, principalmente num contato mais inicial, então como apresentar sua empresa de forma rápida, e fazer isso em escala? Diferentes empresas usam diferentes técnicas.

A luta por conseguir a atenção dos visitantes é árdua: se não encontrarem logo algo de seu interesse, partem para o próximo site. Mas uma das ferramentas mais efetivas para conquistar esses consumidores é usar uma Vídeo Apresentação!

A primeira impressão é a que fica.

Várias empresas tentam resolver isso falando sobre a empresa em textos curtos e diretos, com linguagem simples. Talvez tentando convencer essas pessoas a visitar uma página do seu site que fala sobre a empresa ou até à uma página específica de recrutamento, caso, por exemplo, estejam procurando por novos funcionários.

É algo que pode até funcionar, mas que é cada vez menos eficaz, pois as pessoas não tem mais paciência para lerem longos textos (e sinceramente, na maioria das vezes, textos chatos).

Além disso, você perde a possibilidade de se comunicar diretamente em novos canais de comunicação, como o WhatsApp, Instagram e  Facebook.

Outras optam por já tentar chamar a atenção pelos métodos de divulgação: Vídeo Apresentações que são atrativas, bonitas e detalhadas, explicando de forma breve a essência do serviço ou produto, sendo colocados em anúncios do Instagram, do Facebook, do Youtube, etc. Mas isso traz outras questões:

  • Nem todo mundo se interessa por assistir propagandas, por melhores que sejam;
  • Esse tipo de divulgação não é suficiente para manter o interesse do potencial consumidor quando está no seu website; e
  • O objetivo dos anúncios é totalmente outro: chamar para o site, ao invés de mantê-lo no site.

No fim, o que seria melhor fazer, então?

Uma Vídeo Apresentação da sua empresa.

Uma Vídeo Apresentação apresentação para sua empresa é aquele em que você apresenta a sua empresa e seus produtos. Perfeito para deixar na sua landing page, como por exemplo a página inicial do seu site, e também nos posts fixados na sua página do Facebook e perfil do Twitter. Afinal combinação de animação e áudio capta muito mais a atenção que qualquer texto escrito.

E então, como preparar uma Vídeo Apresentação Corporativa?

Primeiramente, preparando o roteiro

O roteiro da Vídeo Apresentação é a base dela. É de onde será baseado não só o áudio (isto é, o voice over ou narração) como também as imagens: qual o estilo do vídeo (live action, whiteboard, animação 3D, etc.), quais as cenas, quais os personagens, a paleta de cores, entre outros. Tudo isso depende do que constará no roteiro.

Antes de entrar nos detalhes, não custa frisar que o vídeo deverá ser breve. Embora vídeos sejam bem atrativos, seu potencial cliente pode ser espantar ao se deparar com um vídeo de 7 minutos.

O vídeo deve ter no máximo 2 minutos, de preferência se mantendo na faixa de 60 a 90 segundos. Lembre-se: é apenas um vídeo introdutório. Pode não parecer, mas 2 minutos é bastante tempo.

E então, por onde começar?

1. Do começo

Conte brevemente sobre a fundação da sua empresa. Porque ela foi criada? Que problema visava solucionar? Quem estava envolvido? Onde foi criada? Quantos recursos ela havia inicialmente? Houve a ajuda de investidores?

Conte em forma de história:

  1. Uma ou algumas pessoas tinham um problema;
  2. Não conseguiram encontrar um solução boa para ele;
  3. Tiveram uma boa ideia;
  4. Se esforçaram para dar vida a ela.

Faça as pessoas entenderem porque sua empresa existe, e não somente para que.

2. Situação atual

Com certeza após algum tempo gerindo ela, aperfeiçoando seu produto e seu funcionamento interno, contratando funcionários, conseguindo capital, entre outras mudanças, a aparência dela deve ter mudado bastante desde sua fundação.

Porém, não mostre todo esse processo de mudança, a não ser de forma bem breve (caso seja algo curto). Mostre as características atuais da empresa:

  • A quantidade e diversidade de funcionários;
  • A distribuição geográfica (onde há sedes, onde há fábricas, etc.);
  • Os locais de trabalho (externa e internamente);
  • As tecnologias sendo utilizadas;
  • A cultura da empresa;
  • Visão, valores, missão;
  • Satisfação dos clientes e dos funcionários;
  • Os produtos ou serviços;
  • Entre outros.

Mostre que a empresa se preocupa com seus funcionários, com sua contribuição para a sociedade e com a qualidade de seu produto. Fale de conquistas, como selos ISO, prêmios recebidos, quantidade de países em que atua ou que importam seus produtos. É a hora de promover a sua empresa.

3. O futuro

Toda empresa visa crescer, se expandir, e até diversificar os produtos, se possível. Use essa parte para falar sobre as ambições para o futuro próximo:

  • Abertura de novas posições na empresa;
  • Melhorias no ambiente de trabalho;
  • Expansão para outras localidades;
  • Novos produtos ou serviços sendo idealizados ou em processo de implementação;
  • Novas tecnologias sendo adotadas;
  • Entre outros.

Essas partes de situação atual e futuro próximo são as mais importantes para convencer o ouvinte a se interessar por sua empresa. Essas duas partes devem, respectivamente, responder às seguintes perguntas:

  • Por que eu deveria me interessar pela sua empresa?
  • Que benefícios a empresa me trará no futuro próximo? Compensaria me manter nela ou utilizar seus produtos por bastante tempo?

As respostas dessas perguntas são vitais para fazer um possível cliente simpatizar com ela ou um possível funcionário se interessar por trabalhar nela.

E quanto mais especializada a mão de obra que você necessita, mais exigentes serão as pessoas que você estará recrutando. Passe uma boa imagem, mas seja sincero! Uma resenha negativa é pior do que não ter resenha alguma.

E, claro, se o vídeo for, por exemplo, específico para recrutamento, termine com uma chamada. Convide a pessoa a participar de seu processo seletivo.

Ótimo, já tenho o roteiro! E agora?

A criação das imagens, das cenas e toda a parte gráfica, além da narração e suas características (tom de voz, formalidade, velocidade da fala, entre outros) são características também extremamente importantes para o vídeo, e podem ser decisivos para a efetividade dele.

O roteiro é muito importante, sim, por ser a base dele. Porém, ninguém lerá o roteiro: as pessoas apenas assistirão a Vídeo Apresentação.

Essa parte de fazer o vídeo em si, você deixa com os profissionais da área.

Você é a pessoa que melhor conhece sua empresa, portanto é a melhor para saber o que falar sobre ela. Nós, da VFX Vídeos, por outro lado, somos profissionais na criação de vídeos institucionais, e faremos essa parte para você! Então Entre em Contato conosco e veja como podemos te ajudar com a crescer com uma Vídeo Apresentação!