Sim, o poder da união pode fazer a diferença entre uma empresa de sucesso e uma empresa que não atinge seus objetivos. E você sabe o que pode ser um divisor de águas nisso? Vídeos explicativos, é claro!

Vídeos em animação são uma das melhores ferramentas de marketing – eles podem ajudar você a divulgar a sua empresa, criar interesse pelos seus produtos e serviços e no processo, ajudar os departamentos de Marketing e Vendas a se entenderem melhor e trabalharem em conjunto em direção a seu objetivo final: criar faturamento para a empresa.

A Verdade sobre os Vídeos

Muito tem sido falado sobre como vídeos podem fazer maravilhas para as empresas, principalmente no marketing ditial, mas quais são as estatísticas reais por trás dessas afirmações?

  • Engajamento: Vídeos de marketing em animação são altamente envolventes porque oferecem uma mistura alegre de imagens, áudio e movimento, o que faz com que sejam fáceis de entender e divertidos de assistir. Esse é um motivos dos vídeos serem os conteúdos de marketing mais compartilhados em dispositivos móveis: 92% dos espectadores de vídeos de dispositivos móveis já compartilharam vídeos com outras pessoas.
  • Lembrança: Por conta de todos os estímulos envolvidos enquanto se assiste a um vídeo, eles possuem uma excelente taxa de memorização. Na verdade, 80% dos espectadores se recordam de um vídeo que viram nos últimos 30 dias.
  • Conversões: Tudo isso resulta no objetivo principal de um vídeo de marketing: vendas. Quando se trata de números, 70% dos profissionais de marketing afirmam que vídeos geram mais conversões que qualquer outro meio.

Veja você mesmo se consegue tirar os olhos de um investimento tão atraente:

Um Ciclo de Vendas Completo

Uma das vantagens mais importantes de trabalhar com vídeos explicativos é que eles se integram muito bem com o ciclo de vendas de praticamente qualquer empresa. Isso significa que existe uma grande oportunidade em ter as equipes de Marketing e Vendas concentradas em melhorar sua comunicação com os potenciais clientes: o ciclo de uma venda, principalmente quando falamos de vendas B2B e de serviços, exige que ambos os departamentos trabalhem em colaboração com os mesmos objetivos.

59% dos executivos preferem assistir a um vídeo do que ler textos, e 4x mais consumidores preferem assistir a vídeos de marketing do que ler sobre um produto. Voilà! Ótima oportunidade para as equipes de Marketing e Vendas trabalharem juntas.

Colocar os dois departamentos para trabalhar utilizando vídeos institucionais irá criar uma união mais satisfatória para ambos, e tanto vendas como marketing tem visões diferentes que podem ser unificados em um ou vários vídeos de animação. Além disso, eles poderão atingir mais resultados graças à essa abordagem unificada.

Veja nesse vídeo como a colaboração entre as equipes de Marketing e Vendas resulta em um vídeo explicativo completo e bem feito:

Uma visão compartilhada

Trabalhar de forma colaborativa em um vídeo explicativo não é apenas ótimo para melhorar a qualidade do vídeo, mas é um projeto que ajuda os departamentos de Marketing e Vendas a trabalharem juntos em direção ao mesmos objetivos, ajudando ambos a atingir o sucesso. E é justamente para definir um objetivo unificado que as métricas são úteis.

Os departamentos de Marketing e Vendas estarão focados nos mesmos resultados, como as visualizações do vídeo pelos clientes em potencial assim taxas de geração de novas oportunidades qualificadas para a equipe de vendas, mantendo o foco no sucesso final da campanha do vídeo explicativo. Por causa disso, ambos terão interesse em saber se os clientes estão assistindo ao vídeo enviado pelo email ou se o vídeo conquistou palavras chaves importantes na campanha do youtube. O mesmo vale para a retenção dos espectadores, segmentação e assim por diante. Todos saem ganhando porque estarão aprendendo algo novo e terão se comprometido com um objetivo em comum. Quando grandes mentes pensam parecido, a empresa produz resultados!

Como você pode ver, existem outras vantagens na utilização de vídeos explicativos do que apenas os resultados finais em si. Um ambiente de trabalho melhor, uma maior compreensão do trabalho de cada um e um objetivo compartilhado irão inspirar ambos os departamentos de Marketing e Vendas com melhor conhecimento da empresa e um senso compartilhado de realização. Esse é o caminho!

Se você já trabalhou com vídeos de vendas, certamente entenderá do que estamos falando. Mas se você não trabalhou, não acha que já é hora de fazer o seu próprio vídeo explicativo personalizado? 74% do tráfego da internet será de vídeo este ano, então por que não fazer parte disso também? Aqui na VFX Vídeos, nós também amamos trabalhar de forma colaborativa. Nos deixe uma mensagem e ficaremos felizes em ajudá-lo a melhorar a sua estratégia de marketing digital com vídeos de marketing personalizados.