Um dos maiores problemas que as empresas enfrentam é aumentar a taxa de conversão de seus sites. Mas você sabia que é possível resolver esse problema com apenas um vídeo explicativo animado?

Apesar de você poder ficar um pouco cético sobre isso, eu garanto que os resultados dessa estratégia não são apenas reais, mas também estão ao alcance de qualquer um querendo gerar mais leads.

Mas como isso funcionaria especificamente? Simples.Para atingir esse objetivo, você precisa de um tipo específico de vídeo, feito sob medida para seu público alvo, criado com atenção a alguns detalhes cruciais e combinado com alguns elementos específicados focados em resultados.

Sim, pode ser que pareça um monte de trabalho mas os resultados que você terá com esse vídeo serão tão benéficos para sua empresa que você ficará pensando "por que demorei tanto para fazer isso!

Conheça alguns dos benefícios dos vídeos explicativos animados:

Agora, vamos dar uma olhada em como é possível melhorar sua taxa de conversão com apenas um vídeo!

Vídeos explicativos animados – a base para uma estratégia de geração de leads eficiente

Os vídeos explicativos são um recurso usado por vários profissionais de marketing do mundo todo desde o início da era do vídeo, alguns anos atrás - e eles ainda estão sendo usado!

A razão para tanta popularidade é simples: Eles tem tantos benefícios que seria absurdo não usa-los.

Entre as coisas que um vídeo pode fazer para sua empresa estão incluídos a atração de mais visitantes para seu site além de melhorar as posições no Google, ele diminui a taxa de pessoas saindo do seu site e aumento o engajamento de seu público alvo, tem um grande potencial de compartilhamento, e claro, o vídeo gera diretamente vendas para sua empresa.

Se você pensar, é fácil de entender por que um único tipo de vídeo é capaz de fazer tantas coisas. É a combinação de fatores como a popularidade do vídeo em si na internet, a redução da taxa de atenção, a capacidade que os vídeos explicativos tem de pegar conceitos complexos e simplifica-los além do potencial de entreter enquanto informa. Tudo isso transforma esses conteúdos em verdadeiras estrelas do marketing.

Não é a toa que estou lhe indicando esse tipo de vídeo para te ajudar a gerar leads e oportunidades de venda para sua empresa. Eles abrangem várias coisas que podem ajudá-lo a chamar a atenção do seu público-alvo e atraí-lo para o seu negócio. As coisas mais importantes são...

Eles chamam a atenção

Fazer com que as pessoas se concentrem no que você tem a dizer ao navegar na Web é mais difícil do que ganhar uma maratona. Você precisa competir com milhares de distrações e com um público que se acostumou a saltar de uma coisa para outra sem qualquer lógica. É por isso que os vídeos explicativos animados são excelentes para isso.

As cores e o movimento sempre chamaram nossa atenção. Além disso, as pessoas já preferem assistir a vídeos a ler sobre empresas, produtos e serviços. É por isso que um vídeo explicativo tem uma taxa de sucesso tão grande em atrair a atenção do seu público. Eles combinam movimento com cores, sons, música e (espero) um enredo divertido que pode transmitir sua mensagem em menos de 2 minutos.

Eles fazem as coisas complexas parecerem simples

Dada sua duração padrão, os vídeos explicativos precisam ser direto ao ponto. Assim, serviços ou produtos complexos são simplificados, tornando-se mais facilmente compreensíveis para qualquer um. Isso ajuda seu público-alvo a entender quem você é, o que você oferece e o que você pode fazer para mudar suas vidas.

Além disso, um bom vídeo explicativo terá personagens que se vestem, conversem e se comportem como seu público-alvo. Isso permite uma identificação mais forte (o bom e velho "se colocar no lugar deles") que pode fazer o público se identificar mais rapidamente com sua marca.

Mas como é possível aumentar sua taxa de conversão com apenas um vídeo um vídeo explicativo?

Agora que você entende os benefícios básicos dos vídeos explicativos, é possível ver como eles se combinam para aumentar suas oportunidades de negócios (e o que você pode fazer para maximizá-las).

Claro, você terá mais pessoas para assistir seu vídeo explicativo se você maximizar seu alcance. Há algumas maneiras pelas quais você pode fazer isso. A mais óbvia delas é publicá-lo e usá-lo onde quer que você possa. A escolha natural é publicá-lo no YouTube, mas você deve ir além disso e enviá-lo para mais plataformas de vídeo, bem como usá-lo em suas postagens de blog, redes sociais e envia-lo por e-mail para sua lista. Quanto mais lugares o seu vídeo estiver, mais chances ele tem de encontrar seu público.

Impulsione seus esforços de marketing com o vídeo.

A outra maneira pela qual o seu vídeo pode chegar à frente do seu público-alvo é mais indireta, mas ainda é maravilhosa - melhorando seus rankings.

Os vídeos têm um enorme impacto no SEO. Nos últimos anos, os motores de busca vêm premiando os vídeos com maior relevância em seus algoritmos. Isso significa que os vídeos com muitas visualizações ou que são muito compartilhados são vistos como conteúdo relevante e valioso, e obtêm mais exposição.

Isso também funciona quando os vídeos são incorporados em sites de empresas ou landing pages, onde o aumento nas suas conversões podem ultrapassar fantásticos 80%.

Naturalmente, esses benefícios dependem da qualidade dos seus vídeos, mas não me diga que esse tipo de benefícios não está te motivando!

Aproveitando ao máximo sua visibilidade

Um vídeo pode levar sua empresa a aparecer nos melhores resultados de determinadas pesquisas no Google e no Youtube e colocá-lo em milhares de telas no seu mercado desejado.

Mas se todas as pessoas que acharem seu vídeo não o assistirem, tudo será em vão. É por isso que você precisará trabalhar em certos aspectos para garantir que o público realmente veja o que você fez.

Por que as miniaturas (thumbnails) de um vídeo são tão importantes para que mais pessoas assistam ao vídeo, especialmente nos resultados de pesquisa?

Eu disse acima que os vídeos explicativo animados são capazes de chamar a atenção de qualquer transeunte digital. Isso significa que qualquer pessoa que encontrar o vídeo da sua empresa por acaso vai pelo menos ver sua thumbnail, que é aquela imagem que aparece no player de vídeo antes do usuário clicar em assistir. Conheça o primeiro dos detalhes cruciais sobre os quais eu falei no começo!

É isso mesmo, uma thumbnail pode decidir se alguém vai assistir seu vídeo ou simplesmente passar para outras coisas. É por isso que você não pode simplesmente publicar o vídeo no YouTube e deixar a plataforma decidir a miniatura por você. Você precisa fazer com que a thumbnail funcione a seu favor!

Estudos falam de um aumento de 34% nas taxas de reprodução de vídeos com thumbnails personalizadas. Esse é um número impressionante que você pode obter desde que você saiba qual imagem do vídeo escolher.

De acordo com a pesquisa, as pessoas são mais atraídas por thumbnails que mostram outras pessoas fazendo algo intrigante. Nós também gostamos de clicar em vídeos cujas thumbnails mostram uma pessoa sorridente (amamos quando as pessoas são agradáveis para nós!). Finalmente, uma thumbnails marcada com logotipo e cores da sua marca também servirá para esse propósito.

Você conhece o outro 'detalhe' que faz o seu vídeo explicativo animado ser assistido? Sua duração.

As pessoas não costumam assistir vídeos longos (a menos que estejam assistindo o Netflix ou um filme). Então, é melhor você manter seu vídeo abaixo da marca de 2 minutos. Isso também será um bom exercício para o seu roteiro, porque ele forçará você a cortar as partes que não são essenciais para sua mensagem e deixar apenas as partes mais relevantes.

Se você puder respeitar esse limite de tempo (ou mesmo se aproximar da melhor duração de 1 minuto), você desfrutará de uma taxa de reprodução média de 70%.

De visualizações a conversões

Vamos recapitular. Um vídeo explicativo existe com o único propósito de explicar o seu produto ou serviço ao público-alvo de forma simples, curta e divertida. Eles podem substituir longos blocos de textos e transmitir sua mensagem a qualquer pessoa interessada em apenas alguns minutos. Como tal, eles funcionam como canais introdutórios para quem você é e são ótimos em quebrar o gelo e se envolver com seu público.

Se esse público estiver disposto a aprender mais, então o vídeo explicativo terá feito seu trabalho.

Mas, como você pode ter certeza de que as pessoas que querem continuar pesquisando sua marca acabarão em seu funil de vendas? Você terá que garantir isso ajustando a Chamada Para Ação do vídeo (Call To Action - CTA).

Existem várias maneiras pelas quais você pode aproveitar o engajamento que acontece quando seu público assiste seu vídeo. As mais comuns são as anotações e os cartões usados em todo o vídeo. Sempre que você menciona um benefício do seu produto ou você faz uma comparação, você coloca um link dentro do vídeo para direcionar o tráfego para uma página de destino projetada especificamente para pessoas que chegam lá a partir desse vídeo.

Você também pode usar links na descrição do seu vídeo para se certificar de que o público interessado em aprender mais tenha um jeito fácil de chegar até seu site, onde você, e não mais o Google ou Facebook, decidirá o que mostrar para esse visitante. E isso não é tudo.

Você definitivamente também deve considerar usar seu vídeo explicativo na página principal do site da sua empresa. Como eu disse acima, um vídeo desse tipo pode repercutir no SEO de um site, ajudando você a conquistar posições nos resultados do Google.

Se além desse vídeo, você criar outros conteúdos (no blog do site por exemplo) e ter uma chamada para ação clara no site relacionada ao vídeo, é provável que seu site chegue a 1º posição do Google, seu público assistirá a seu vídeo e todas as coisas para levar esses clientes a compra estarão acontecendo.

O segredo é usar o seu vídeo para mais do que simplesmente ganhar exposição para a marca. Você deve mostrar o caminho ao seu público depois que o vídeo explicativo estiver pronto. Um ótimo vídeo explicativo animado criará confiança nos espectadores, mas também fará com que eles queiram aprender mais.

Certifique-se de capitalizar sobre esse sentimento, indicando para onde eles devem ir em seguida. A recompensa - mais leads, mais conversões, mais vendas.

Resumindo

Um vídeo de empresa devidamente projetado é mais do que apenas uma apresentação da sua marca. Ele pode pegar o que torna seu negócio único e colocar isso em destaque. Este é o seu maior argumento de vendas, no fim das contas, então você deve torná-lo um argumento central para sua estratégia de marketing.

Além disso, o vídeo contribuirá para o seu ranking de SEO que, por sua vez, aumentará a percepção do público em relação a sua marca.

Você precisa estar preparado para canalizar toda a atenção que esse vídeo explicativo animado vai gerar para você. Os vídeos por si próprios não geram aumento da conversão. Eles são uma engrenagem essencial em uma máquina maior que tem que funcionar perfeitamente para que os resultados batam em sua porta.

Quer ajuda para que sua empresa tenha um vídeo que realmente traga resultados? Converse conosco que vamos ficar muito felizes em lhe ajudar!