Uma das coisas mais importantes que você precisa saber sobre vendas é que pessoas compram, e sempre compraram, de outras pessoas. E agora você deve estar se perguntando: Como eu faço minha empresa ser mais humana para que eu possa vender mais? E é exatamente aí que entram os vídeos em animação!

Descubra nesse artigo como é possível humanizar o marketing de sua empresa – e consequentemente vender mais – usando o poder dos vídeos em animação!

No começo, essa ideia pode parecer um pouco estranha, certo? Como personagens ilustrados podem tornar a sua marca mais humana? Você pode até pensar que para mostrar para seu público o lado humano de sua empresa você necessariamente tem que usar vídeos com atores ou funcionários de sua empresa, mas a realidade é bem outra, e as empresas mais bem sucedidas do mundo já acordaram para ela:

Vídeos em animação podem ser tão efetivos, ou até mais, que vídeo em filmagem para adicionar um toque humano a seus esforços de marketing. Eles podem até serem aliados inesperados nessa missão, mas são tão efetivos que cada vez mais empresas os estão utilizando. Aqui está como e por que você deveria usá-los no marketing de sua empresa também!

A humanização de uma empresa começa e termina na mensagem que ela comunica

Pensar que a humanização de uma empresa só vem a partir de um rosto humano real é muito simplista. Pensar dessa forma é esquecer do principal aspecto que faz uma empresa ser percebida como “humana” – a sua mensagem.

O que você diz é mais importante do que o que você coloca em frente a uma câmera. Você pode usar atores reais e continuar soando falso. Isso acontece quando tanto “o quê” como “a forma com que” você está dizendo a mensagem não são naturais e não estão em sintonia com as pessoas que estão assistindo. Utilizar a mensagem certa é fundamental e é o primeiro passo para construir um senso de confiança entre seu público alvo e sua empresa.

Então, independente de você utilizar pessoas reais ou desenhos animados nos seus vídeos, ambos só funcionarão se a sua mensagem for capaz de soar humana e confiável. Se o seu público alvo se identifica com os problemas que o seu produto ou serviço pode solucionar, ele irá pensar na sua marca mais como “pessoas que tem a solução para o meu problema e que querem me ajudar” e menos como “um monte de pessoas gananciosas que estão atrás do meu dinheiro”.

Dessa forma, você ficará liberto das restrições de trabalhar com atores e locais reais, e suas opções estratégicas serão mais amplas. A melhor parte disso é que sua empresa terá acesso a uma característica única dos vídeos em animação:

Use a flexibilidade dos vídeos em animação a seu favor

Se a sua mensagem é a prioridade na hora de humanizar sua marca – e deve ser – então ter toda a liberdade possível para que ela seja comunicada é essencial. Dependendo qual for o seu produto ou serviço, transmitir o seu ponto de vista com um vídeo gravado ao vivo pode ser difícil e ter um resultado ruim, principalmente se for um produto mais complexo ou técnico. Vídeos de marketing em animação não tem essa limitação. Você pode ter qualquer personagem que queira, em qualquer situação que você imagine e encaixar tudo na mensagem que você quer passar.
Personagens e cenários são a base para um vídeo animado capaz de parecer humano. Veja como:

Personagens animados são os mensageiros das emoções que você está tentando transmitir. Como falamos, sua mensagem precisa estar em sintonia com o seu público alvo. Para isso acontecer, as pessoas que veem o seu vídeo precisam se identificar com o que estão assistindo. Em outras palavras, os personagens devem soar como pessoas de verdade com problemas reais com os quais a sua audiência possa se identificar.

Então, os seus personagens devem falar e se comportar como o seu público, para que as pessoas assistam ao vídeo e pensem “esse sou eu”. É claro que você consegue isso com atores de verdade, mas é muito mais fácil com vídeos de desenho animado. Se você já sabe quem são os seus clientes, pode falar com eles por meio de um personagem animado criado a partir de suas mesmas características, o mesmo se aplica aos problemas que eles enfrentam.

Além disso, a flexibilidade na animação torna possível exagerar sentimentos e dar grande ênfase na forma como eles podem mostrar esses sentimentos. Você pode fazer um personagem voar de alegria ou ser soterrado por um problema antes de o seu produto aparecer para salvar o dia. A melhor parte é que você pode trabalhar com essas emoções de forma detalhada e com total controle, algo que é extremamente difícil quando se trabalha com atores reais.

  • Cenários em vídeos animados podem te ajudar a definir o tom e trazer mais emoção. Se a mensagem precisa ser emocional para funcionar, então nada melhor que ajudar a definir o tom por meio dos cenários que você escolher. Agora, você pode obter isso com vídeos de ação ao vivo, mas depende dos locais, iluminação e elementos que você usar. Há muitas coisas a serem consideradas!

Por outro lado, vídeos em animação podem acontecer em qualquer lugar que você queira, desenvolvendo a ligação emocional que você precisa fazer para passar a sua mensagem. Talvez você queira que a sua história comece em uma caverna escura e perigosa, antes de o seu produto entrar em cena e levar os personagens a um lugar iluminado e seguro. Animação pode fazer isso facilmente e com baixo custo.

Flexibilidade é uma das maiores vantagens que você vai ter com animação. Já que você cria todo o vídeo a partir de um roteiro e da habilidade de um ilustrador, você pode incluir cada elemento nele para atingir o seu objetivo principal: gerar as emoções que farão com que o seu vídeo (e sua marca) sejam mais humanos.

Escolha um estilo que é apropriado para o seu público

Como falamos, uma das maiores vantagens dos vídeos em animação é que você pode molda-los para se adequarem a sua marca, assim como adicionar emoções para aumentar sua humanização e potencial de engajamento.

É claro, vídeos em animação são usados principalmente para apresentar empresas como leves e descontraídas, empresas que podem resolver problemas complicados através de uma solução eficaz e simples. Mas vídeos também podem funcionar para marcas “mais sérias” por meio do uso de um estilo apropriado. O vídeo que a VFX Vídeos fez para a GTR Consultoria mostra isso:

Seja (e tenha um visual) original!

Você provavelmente já sabe, mas é sempre bom lembrar – a melhor estratégia de marketing além de eficaz deve ser nova e única. As pessoas estão cada vez mais sendo bombardeadas constantemente por vídeos no seu dia a dia, então você precisa ir além para gerar um verdadeiro impacto e realmente criar uma conexão especial com seu público alvo (uma conexão humana).

Fazer isso na verdade é simples, mas pode ser difícil de executar. Você precisa apostar no que destaca sua empresa e colocar isso em evidência. Se você está criando um vídeo de marketing em animação muito parecido com o da sua concorrência, o público não irá enxergar sua empresa como humana, apenas como uma cópia tentando algum tipo de vantagem rápida.

Originalidade é a resposta aqui. É claro, a originalidade de sua mensagem incide diretamente no seu sucesso em vendas. Mas não negligencie a importância de uma estética e visuais únicos. Ter personagens únicos em cenários surpreendentes pode ser uma excelente estratégia para você se diferenciar. Uma mensagem original vai ter sintonia com seu público alvo, desde que o meio no qual ela é transmitida de fato suporte a sua originalidade.

Resumindo:

A humanização de sua marca não é algo que é possível apenas se colocando pessoas na frente de câmeras nos seus vídeos para marketing. É algo que você consegue quando a sua mensagem soa verdadeira para as pessoas com quem você está falando. Tendo isso em mente, é possível utilizar vídeos em animação para humanizar a sua marca, apostando em todas as vantagens desse tipo específico de narração.

A flexibilidade é a maior força da animação, pois permite que você brinque com ideias vindas do fundo da sua imaginação. Você pode criar qualquer personagem em qualquer situação e fazê-lo trabalhar a seu favor. Você pode misturar entretenimento com um senso de mistério, conceitos complexos com tons maduros, e estéticas únicas com uma abordagem original.

Nossa dica: Considere seriamente usar vídeos em animação como uma alternativa para humanizar a sua marca. Eles são uma das ferramentas mais populares de marketing digital por um motivo bem específico – eles realmente funcionam!

Está interessado em saber um pouco mais sobre eles e sobre como eles podem transformar a sua empresa para sempre? Deixa a VFX Vídeos te ajudar. Nós temos experiência, ideias e um excelente time para dar vida às suas ideias. Entre em contato conosco!