Se você quer criar um processo para fechar vendas mais rapidamente, é preciso saber como fazer isso da maneira correta.

Mas, para isso você precisa saber exatamente como o seu processo de vendas funciona, e quais tipos de vídeo funcionam melhor para cada etapa deste processo. Vamos falar um pouco sobre isso primeiro!

Fechando negócios mais rapidamente: O Processo

A primeira coisa que você precisa saber é como planejar o seu ciclo de vendas. Primeiro, vamos definer isso – O processo de vendas é um plano, um esboço de estratégias que você quer que seu negócio siga, a fim de fechar as vendas.

A maioria das empresas de maior crescimento utiliza o marketing para tomar conta das primeiras etapas desse funil, e em algumas estratégias o marketing é 100% responsável por todas as vendas dessa empresa. No entanto, principalmente do último ano pra cá, temos visto cada vez mais a separação do processo entre as duas equipes, com marketing sendo responsável por gerar as oportunidades de venda e uma equipe de vendas interna na empresa (inside sales) sendo responsável por transformar essas oportunidades em faturamento.

Independente de como você dividir as responsabilidades dentro de seu processo comercial, necessáriamente ele terá pelo menos essas três etapas. Dependendo do tipo de negócio e das necessidades do seu público, esses estágios podem variar: talvez um demore mais do que o outro… e tudo bem. Construa o seu processo de vendas de forma que ele se encaixe nas necessidades do seu público visando maximizar a lucratividade de sua empresa.

Etapa de conscientização

A primeira etapa da jornada. É aí que os seus potenciais clientes têm o primeiro contato com a sua marca. Nesse momento eles devem se tornar conscientes de seu problema e entender que sua empresa tem a solução para esse problema.

Etapa da consideração

Durante a etapa da consideração, a do meio, os visitantes são considerados potenciais clientes. Eles agora estão considerando as diferentes opções para solucionar seus problemas, e uma dessas opções é o seu produto!

Etapa da decisão

Durante a última etapa, a etapa da decisão, seu potencial cliente está pronto para fazer uma decisão de compra. Esse é o momento em que você deve responder qualquer última questão que ele possa ter, e impulsionar a confiança na sua marca por meio de um conteúdo em vídeo.
Saber o que o seu potencial cliente precisa em cada uma dessas etapas é crucial, para ter informações que atraiam de forma orgânica essa audiência, elevando a sua estratégia de marketing de atração!

Dependendo da plataforma de vídeo que você utiliza, você consegue rastrear os seus espectadores pelo número de cliques no play ou ir ainda mais fundo e rastrear qual parte do vídeo eles mais gostaram, o próprio YouTube já faz isso, assim como o Facebook e o Wistia por exemplo.

Mas por que vídeo?

Resumindo, o conteúdo do vídeo vai impulsionar o seu processo de vendas, deixando-o mais eficaz. Para tal, você precisa utilizar vídeos de maneira inteligente. Vamos ver como você pode usá-los para construir um processo otimizado e fechar negócios mais rapidamente!

#1. Atrair e Informar: Etapa de conscientização

Como falamos anteriormente, a etapa de conscientização é a que vai abrir o seu campo de visão de vendas. Nesse momento, a sua equipe deve focar na entrega de soluções reais: você deve estar atento aos problemas dos seus potenciais clientes, pois eles estão se tornando conscientes deles também.

À medida que eles pesquisam sobre como solucionar essas questões, sua marca precisa estar presente.

Entregue o tipo de informação que seus potenciais clientes estão procurando. Esse é o momento de atraí-los e informá-los por meio do seu vídeo.

#2. Dê um toque especial: O vídeo perfeito para a Etapa de Consideração

Para a segunda etapa do processo, o vídeo perfeito é aquele que irá apimentar o seu campo de vendas. Traga a sua proposta de volta à vida! Coloque as suas soluções em ação ao usar o tipo certo de conteúdo no vídeo.

Vídeos de Produto

Mostre, não apenas fale: Com vídeos de produto você estará fazendo exatamente isso. Esses vídeos mostram o seu produto em ação, por exemplo, ao mostrar um personagem utilizando-o e resolvendo os mesmos problemas que a sua audiência pode ter. Dê uma olhada:

Dessa forma, você os encoraja a finalizar a venda, pois eles se identificam com os personagens do seu vídeo.

Vídeos Explicativos

Vídeos explicativos também são ótimos para a Etapa de Consideração no seu processo de vendas. É um tipo de vídeo que irá apresentar o seu produto para potenciais clientes, explicando seu conceito e por que eles precisam dele, tudo isso em alguns segundos.

Veja um exemplo de um vídeo explicativo:

#3. Feche vendas e construa confiança: Etapa de Decisão

Seus potenciais clientes chegaram até aqui, porque agora eles estão na etapa final: a única na qual eles farão uma decisão de compra.

Mas primeiro, se eles ainda estão aqui, isso significa que eles precisam de um último incentivo. Normalmente, isso significa que eles estão decidindo entre algumas empresas, incluindo a sua. A confiança na marca é o principal conceito para impulsionar essa decisão.

Você pode resolver isso ao dar razões verdadeiras para o público confiar em você. Faça isso com o tipo certo de vídeos:

Vídeos com testemunhos de clientes

Testemunhos de Clientes funcionarão de forma extraordinária para aumentar a confiança na sua marca. Isso se dá pelo fato de que, para fechar uma venda, os seus potenciais clientes precisam de algum tipo de confirmação. E essa confirmação deve vir de seus semelhantes.

Consumidores confiam em seus semelhantes, e confiam em suas opiniões. Com um testemunho, você estará mostrando seus consumidores satisfeitos, contando sua história de sucesso com a sua marca!

Deixe eu lhe mostrar um exemplo, para que você possa ver que Vídeos com Testemunhos são extremamente poderosos!

Juntando tudo!

Resumindo, o seu ciclo de vendas é basicamente a base para qualquer estratégia de marketing. E algo tão importante precisa ser criado com o melhor tipo de conteúdo por aí.

Sim, vídeos!

Lembre-se, esse ciclo é formado por três estapas principais, conscientização, consideração e decisão. Ao usar o tipo certo de conteúdo para cada uma dessas etapas, você pode ter certeza que estará impulsionando suas vendas rapidamente!

Durante a etapa de conscietização, a sua meta é informar. Use vídeos didáticos, mostrando de que forma o seu produto ou serviço age para dar ao público o que eles precisam.

Conclusão

O vídeo é uma das melhores ferramentas de marketing que você pode recorrer para persuadir seus clientes potenciais sobre a qualidade e vantagens de seu produto e, o que é mais importante, incentivá-los a comprar de você. No artigo de hoje, analisamos os fantásticos benefícios que o vídeo tem para captar a atenção do seu público rapidamente, estabelecer uma ligação emocional, e, em última análise, compre seu produto. Além disso, agora você tem algumas informações valiosas sobre os tipos mais efetivos vídeo para fechar mais negócios. Agora, é hora de desenvolver seu próximo vídeo de marketing que aumenta suas vendas, conte com a gente nisso!