Há um grande aumento de procura por vídeos empresariais pelas empresas como meio de divulgação de sua marca/produto. Está ficando cada vez mais evidente o uso dessa estratégia nos dias atuais com a tendência de aumentar.

Sendo assim cada vez mais empresas pensa em investir na comunicação por meio de vídeos, mas nem todos sabem como fazer o planejamento de um vídeo empresarial.

Para ter um bom resultado o planejamento é o começo de tudo, mesmo antes de ligar para qualquer empresa que produz vídeo, assim trazendo melhores resultados pela procura do que será ideal a sua empresa.

Vou compartilhar com você o pequeno processo de planejamento que vai ajudar você a extrair sempre o melhor resultados dos seus vídeos e ficar 2x mais satisfeito com os resultados.

Portanto, o primeiro passo é...

Defina seu público alvo

Foque sempre no seu público-alvo, a quem realmente será destinado sua mensagem.  Se aprofunde definindo o perfil do público que irá atingir, o que acabará guiando todo o restante do seu projeto e mais eficiente será seu investimento.

Descubra detalhes minuciosos sobre seu público alvo, como exemplo:

Qual a faixa etária?

Qual o sexo?

Qual a média da renda mensa?

Quais meios de informação eles mais utilizam?

O que mais gostam de fazer quando estão fora do trabalho?

Qual o tipo de linguagem: forma ou descontraída?

Quais são seus cargos na empresa?

O quais são seus maiores desafios na empresa?

O que ele tem enfrentado por não solucionar seus problemas/desafios?

Qual o cenário mais propício caso ele não resolva seus problemas/desafios?

Muitos acabam aproveitando o momento e não focam no que deveriam.

Essas informações devem estar sempre em mãos quando for tratar da produção do vídeo empresarial.

PS: As perguntas acima estão voltadas para empresas B2B, mas podem ser facilmente adaptadas para B2C (business to consumer) e suas estratégias de vídeo marketing.

Procure referências e defina o objetivo e assunto do vídeo.

Deixe sempre bem claro o objetivo a ser atingido, o que você pretende alcançar a longo ou curto prazo, tenha metas, qual a melhor forma de atingir cada um dos seus objetivos.

Faça pesquisas para entender melhor quais assuntos você irá abordar, o que é melhor para seu vídeo, juntamente com o objetivo que você definiu.

Com tudo definido fica mais fácil o planejamento do seu vídeo empresarial, aprimorando sua estratégia.

Veja um exemplo de vídeo empresarial que produzimos.

Você também pode assistir esse direto em nosso portfólio.

Investimento

Um vídeo empresarial tem muitas variações de orçamento. Defina o quanto estão dispostos a investir com essa solução no momento.

Leve em conta que o vídeo explicativo ou não, será o reflexo da sua marca/produto, por esse motivo você deve investir em qualidade.

Faça uma pesquisa, caso nunca tenha contratado uma produtora. Eles vão te explicar o valor que o vídeo agrega para sua empresa e os benefícios do vídeo.

Estratégia do material no vídeo empresarial

Com tudo bem definido todo o processo deve estar alinhado com a estratégia de marketing do vídeo. Planejando aonde irá se encaixar na forma como sua empresa trabalha.

Seu público deve entender a mensagem que está passando.

Tire o máximo de proveito do vídeo, ele tem maior engajamento com seu público e uma taxa de conversão maior do que outras formas de marketing, sendo mais seguros e rentáveis.

Veja outro exemplo de vídeo empresarial animado que produzimos.

Divulgação

Fique atento e escolha os melhores meios de divulgação para seu vídeo empresarial, afinal esse passo é essencial para o bom planejamento e maior retorno.

Você vai conseguir fazer isso a partir da coleta de dados feitas para público-alvo e estratégias de marketing.

Reconheça os canais que seu público-alvo mais utiliza e aonde seus vídeos irão se encaixar melhor. Hoje existem vários meios de entrar em contato com seu potencial cliente, segmente esse material ao seu público alvo e consequentemente trará maiores resultados.

Por fim ...

O planejamento é o ponta pé inicial e crucial para obter um bom resultado para sua empresa.

Não veja isso como uma perca de tempo, mas sim como uma ajuda para melhor do seu ROI e tornar sua marca/produto mais forte utilizando o vídeo empresarial corretamente.

Agora que já fez seu planejamento, é hora de partir para a ação!