Se você já procurou por uma forma de aumentar a taxa de conversão de seu site, com certeza você deve ter visto essa recomendação várias vezes: Invista em um vídeo! Mas por que vídeos funcionam tão bem nessa tarefa? Descubra nesse artigo!

A taxa de conversão de um site, que é a relação entre a quantidade de pessoas que o visitam e as que executam uma ação específica, como por exemplo comprar seu produto ou pedir um orçamento, é uma das métricas mais importantes do marketing digital. Como usar um vídeo para melhora-la?

Os números que justificam o uso do vídeo para melhorar essa taxa são bem impressionantes:

Landing pages que recebem um vídeo tem um aumento médio de 80% na taxa de conversão.

(fonte: Unbounce)

64% dos clientes declararam que um vídeo foi fundamental na decisão da sua última compra online.

(fonte: Hubspot)

55% dos internautas assistem ao menos um vídeo online por dia.

(fonte: Digital information World)

Se mesmo assim você não estiver convencido. Se você considera esses números muito bons para serem verdades. E se existir algum tipo de conspiração do pessoal do marketing por trás de tudo isso? Não olhe pra gente! Aqui, na VFX Vídeos nós já estamos bem convencidos de que vídeos são capazes de entregar esses números, inclusive já vimos resultados muito superiores algumas dezenas de vezes. Claro, você não vai conseguir atingir esse tipo de resultado com um vídeo qualquer utilizado de qualquer maneira, você precisa utiliza-los da forma correta.

Mas antes de eu te contar como fazer isso, você precisa entender como o aumento nas taxas de conversão funciona. E para fazer isso, você precisa dar uma olhada um pouco mais fundo na peça chave de qualquer estratégia de vídeo marketing efetiva: O vídeo explicativo.

Vídeos Explicativos: A forma não tão secreta de conseguir mais leads

Um dos elementos principais de qualquer empresa (incluindo o sua) é que o produto ou serviço que você vende existe para resolver um problema específico. Apps que aumentam a produtividade, entrega de comida, Uber, qualquer uma que você pensar. Todos eles focam em resolver problemas que uma quantidade suficiente de pessoas querem resolver. Então, se pessoas estão procurando por soluções, é óbvio que as empresas que entregam essas soluções querem ser encontradas por essas pessoas. É aí que entra o vídeo explicativo! Veja este exemplo bacana, um vídeo que criamos recentemente para um cliente:

Basicamente, esse tipo de vídeo oferece uma explicação fácil e rápida de como um produto ou serviço específico resolve um problema. Nada de textos gigantes, nem gráficos cheios de números ou um monte de termos técnicos. Somente um vídeo 30 a 90 segundos que explica o básico sobre por que a audiência deveria escolher o seu produto e não o de qualquer outra pessoa.
O que vou te contar agora foca em alguns motivos que fazem vídeos explicativos tão bons para o marketing digital, veja:

1 – Eles capturam a atenção do seu cliente em segundos e por mais tempo

Movimento, cores, personagens. Todas essas coisas capturam a atenção das pessoas quando elas estão navegando pela internet. Todas, claro, são incluídas nos vídeos explicativos. E todos esses elementos levam as pessoas a assistirem esses vídeos. A conclusão é clara – se as pessoas assistem seu vídeo, elas ficam mais tempo no seu site, e quanto mais tempo elas passam no seu site maior a chance delas comprarem alguma coisa de você. Além disso, o tempo de permanência no site é um dos fatores mais importantes para o Google colocar seu site entre os primeiros colocados nas palavras chaves que são importantes para sua empresa.

2 – Vídeos reduzem a taxa de rejeição de seu site

Capturar a atenção dos seus visitantes é fundamental se você realmente quer vender alguma coisa na internet. E considerando que conseguir que as pessoas prestem atenção está ficando cada vez mais difícil, você tem que aproveitar todas as oportunidades que você tiver. E é exatamente por isso que vídeos (explicativos ou não) são tão fantásticos – eles são fáceis de notar e as pessoas realmente focam neles.
Nós te dissemos antes que isso aumenta o tempo médio de permanência em seu site, mas eles também reduzem a taxa de rejeição (bounce rate) de seu site, ou seja a quantidade de pessoas que mal olham seu site e já fecham a janela ou apertam no botão voltar. Você com certeza não quer que as pessoas visitem seu site e saiam antes de realmente entender o que você tem a oferecer. Você tem que fazer com que eles fiquem, dêem uma olhada, conheçam e gostem da sua marca, e claro – que comprem a sua oferta. Vídeos podem fazer isso para você.

3 – Eles fazem com que a solução de sua empresa fique mais fácil de entender

Vídeos explicativos são chamados assim por uma razão – Eles são usados para explicar produtos que são difíceis de entender. Esses vídeos são curtos e devem ter clareza e ir direto ao ponto para que eles sejam bem-sucedidos. As vezes chegar nessa clareza pode ser um pouco mais difícil do que parece mas se você fazer certo, você pode resumir todo o conceito de seu negócio numa explicação simples que qualquer um pode entender.
E isso não é tudo. Vídeos explicativos, (especialmente vídeos explicativos animados) são perfeitos para ajudar seu público alvo a se imaginar usando seu produto ou serviço. Ao concentrar seu vídeo num personagem que lembre sua audiência alvo, as pessoas para quem você está tentando vender podem se identificar com esse personagem e visualizar como o produto pode mudar a sua vida.
Um exemplo disso é o vídeo que criamos para a empresa Milli:

Resumindo, esses vídeos vão deixar sua proposta de venda bem impactante para seus potenciais clientes. É até difícil medir como isso é importante, mas assim que essas pessoas entenderem como seu produto ou serviço vai ajuda-las, você vai ver um aumento significativo de suas vendas – e pode ser o que falta para você conseguir escalar o seu negócio.

4 – Vídeos tem um alto potencial de compartilhamento

Pessoas adoram vídeos. Elas amam assisti-los e fazem isso todos os dias, e também adoram compartilhar vídeos com seus amigos e familiares. E se você conhece um pouco sobre marketing (e a vida como um todo) sabe que as pessoas confiam mais em pessoas do que anúncios vindos de empresas. Pense um pouco nisso, você prefere usar um produto de que você viu um anúncio ou um que seu amigo te sugeriu?
Então, se seu vídeo for compartilhável, isso vai trazer mais clientes para sua empresa. E como você pode fazer isso? Fazer um vídeo que as pessoas queiram compartilhar nunca é fácil, mas se você fizer isso corretamente a recompensa vale a pena. Você só tem que ser um pouco criativo e manter em vista aquele sonhado aumento na taxa de conversão.

5 – As ferramentas de busca amam vídeos!

Mais do que nunca, as ferramentas de busca como o Google estão focando o máximo em mostrar conteúdo de valor para seus usuários nos primeiros resultados da busca. E considerando que as pessoas adoram vídeos, eles ganham um destaque especial nos resultados de busca. Isso é especialmente verdade se seu vídeo recebeu muitos compartilhamentos e visualizações.
Nesse contexto, o valor de vídeos de alta qualidade precisa ser reexaminado, pois esses vídeos melhores tendem a ser mais vistos e receberem mais compartilhamentos, o que faz com que eles ganhem melhores posicionamentos nas ferramentas de busca, Sabe em quais sites existem mais conversões? (vendas, pedidos de orçamento…) Sim, naqueles que tem os melhores posicionamentos. Se vídeos podem te levar ao topo, por que não ter um na sua empresa?

Como ter o melhor resultado com vídeos explicativos

  • Se vídeos explicativos podem fazer isso tudo, nós entendemos se você estiver com vontade de sair correndo da sua cadeira e encomendar o seu, mas antes de fazer isso, queremos que você saiba o que fazer para ter o melhor deles: Como dissemos antes, eles exigem muito mais trabalho do que apenas fazer o vídeo, e existem diversas coisas que você pode fazer para melhorar sua taxa de conversão:
  • Garanta que a thumbnail de seu vídeo está correta: A thumbnail de um vídeo é aquela imagenzinha que aparece no player do seu vídeo antes de alguém clicar no play. Ela é a primeira coisa que as pessoas vão ver antes de assistir o seu vídeo, então é importante usar uma de qualidade. Evite usar a imagem de um segundo aleatório que o Youtube configura automaticamente, escolha a cena mais bacana do vídeo, algo que capture a curiosidade ou quando apareça um personagem. Segundo uma pesquisa, a escolha correta da thumbnail pode aumentar em mais de 34% a quantidade de pessoas que vão assistir o seu vídeo
  • Utilize as cores de sua marca no seu vídeo: Das cores de seu site até as cores que aparecem no vídeo, é importante que as cores de sua marca sejam um dos principais elementos de seu vídeo. Isso ajuda as pessoas a relacionarem seu vídeo a sua marca, e principalmente se você utilizar seu vídeo fora de seu site como no Facebook, é importante que as pessoas sintam que o site e empresa que elas visitarem depois de assistirem o vídeo é a mesma do vídeo. Esse fator pode aumentar em 53% os resultados de sua campanha.
  • Mantenha o vídeo curto: Um vídeo explicativo excelente é curto. Pessoas não prestam atenção por muito tempo mais. E é por isso que muitos estudos recomendam que você mantenha o vídeo abaixo da marca de 2 minutos. Nossa experiência nos mostrou que a melhor duração para um vídeo é de 1 um minuto até 1 minuto e meio, o que garante que em média 70% das pessoas que começarem a assistir seu vídeo o assistirão até o final.
  • Lembre-se de sua Chamada para Ação: Se os 3 pontos acima garantem que seu vídeo seja assistido, essa vai garantir que ele vai efetivamente resultar num aumento da conversão. Lembre-se de considerar qual ação você quer que seus usuários executem ao final do vídeo? O final do vídeo deve deixar claro qual é o próximo passo, e alguns recursos do Youtube permitem que isso se torne ainda mais intuitivo, com o uso de anotações clicáveis que permitem que seu lead clique torna esse processo ainda mais intuitivo.
  • Considere ir além da estratégia do “Vídeo Único”: Mesmo que apenas um vídeo com certeza te trará vários resultados, mais e mais empresas estão descobrindo as vantagens de utilizar vários vídeos animados em seu marketing, focados em diferentes estágios do funil de vendas. As pessoas precisam ser lembradas de o que você pode fazer por elas e uma das melhores formas de fazer isso é através da combinação de vários vídeos de qualidade. Vídeos de conteúdo, de venda, vídeos especialmente feitos para anúncios…. Existem várias formas de fazer isso.

Resumindo..

Se você ainda não utiliza nenhum vídeo para sua marca, então um vídeo explicativo deve ser uma prioridade. Neste artigo te mostrei várias vantagens que o vídeo traz consigo. O melhor de tudo é que tudo converge para te entregar o que você está procurando – um aumento na sua taxa de conversão.
Vídeos são ferramentas fantásticas para complementar o processo de vendas e as pessoas estão tão acostumadas a eles que confiam neles para realizar uma decisão de compra. Você vai ignorar esse fato ou vai fazer algo específico sobre isso? Se você já decidiu, entre em contato conosco e vamos discutir como uma estratégia customizada pode ajudar a colocar a sua empresa na frente de milhões de telas de computadores e celulares. A decisão está contigo!

vfx-ebook-dobrar-as-vendas-blog-01