A Animação em Quadro Branco (do inglês whiteboard animation) é um tipo de animação que você já deve ter visto. Porém você nunca percebeu que elas pertenciam a um tipo específico de animação. Provavelmente porque estava bem mais focado no conteúdo de qualidade deles, ao invés da animação em si.

Esses vídeos são aqueles em que desenhos simples, às vezes até caricatos, são colocados sobre um quadro branco. Como se fossem realmente feitos em um quadro branco, aquele que você provavelmente tem em algum lugar no seu trabalho.

Os desenhos normalmente não apresentam animações complexas, sendo cada cena feita para ilustrar de forma simples a narração ou diálogo.

É claro que uma animação colorida, dinâmica ou ainda uma Animação 3D realista é atraente e pode impressionar seus consumidores. Mas claro, deve-se ter em mente que toda ferramenta tem seu propósito.

A seguir, vamos mostrar quais são as vantagens de se utilizar uma animação de quadro branco e quais são suas aplicações.


1 – Simplicidade

Uma Animação em Quadro Branco deve ser simples e direta ao ponto. Os personagens e ambientes usados são todos simplificados, com coloração simples, às vezes somente em preto e branco.

Mas isso não quer dizer que uma Animação em Quadro Branco seja mal feita. Elas são feitas justamente para representar o que você quer de forma que os potenciais consumidores não só entendam. Mas também do que se trata e que eles gostem do que foi apresentado no vídeo explicativo.

Além disso, esse estilo de vídeo é algo incrivelmente atrativo para os consumidores.

Esse tipo de arte, por exemplo, é perfeito caso seu público-alvo sejam crianças ou famílias com crianças, porque é bem amigável e facilmente compreensível. Essas características tornam ela muito mais memorável.

2 – Clareza um forte da Animação em quadro branco

Como já dito anteriormente, a arte e as animações são simples. Com isso, a pessoa que está assistindo o vídeo não ficará distraída com elas, e se focará no que está sendo falado ou narrado.

Justamente por isso, esse é o tipo preferido de Animação para Vídeos Instrucionais, que tem de explicar algum procedimento. A simplicidade e a presença de partes estáticas (isto é, sem animação) permitem que as pessoas lembrem muito melhor e por muito mais tempo o que é falado para elas.


3 – A Animação em quadro branco é Story-Driven

Story-driven é uma expressão em inglês usada para descrever vídeos, áudios ou textos que, embora não tenham sido feitos para contarem uma história, usam a estrutura de uma história para passar sua mensagem.

Você já deve ter visto muitos anúncios que têm a seguinte estrutura:

  1. Uma pessoa tem um determinado problema;
  2. Tentou solucioná-lo de uma certa forma, mas não conseguiu, porque a  solução era muito cara, complicada, ou inacessível;
  3. Mas, por fim, descobriu um certo produto que solucionou isso perfeitamente.

Isso é uma propaganda story-driven. Uma Animação em Quadro Branco normalmente seguem uma estrutura como essa ou similar, pois se adéqua ao estilo “cartunesco” dela.

Mas porque isso é vantajoso?

Porque permite que as pessoas se identifiquem com a história, e, consequentemente, se identifiquem com o produto. Ela apresenta o problema, mostra as alternativas, e termina com a melhor solução para ela.


Gostei! Quero um vídeo desses para minha empresa. Como eu faço isso?

Ótimo! Primeiramente, antes de se querer começar a idealizar o vídeo, você precisa primeiro saber de que tipo ele será: instrucional ou introdutório.

O vídeo instrucional é aquele destinado a instruir uma pessoa ou grupo de pessoas a realizar determinada tarefa ou procedimento. É ótimo para explicar aos seus funcionários em treinamento como algo funciona dentro de sua empresa.

A Animação em Quadro Branco é uma boa opção visto que será muito fácil de entender e de reter informações, mesmo que ela seja breve.

Neste caso, deve-se preparar um roteiro com a seguinte estrutura:

  1. Identificação do problema a ser solucionado pelo procedimento;
  2. Sequência de passos a ser seguida;
  3. Os resultados esperados;
  4. O que fazer em caso de dúvida ou caso os resultados não tenham sido os  esperados.

De preferência seguindo a estrutura de uma história, como dito anteriormente.

O vídeo introdutório é aquele que visa introduzir a pessoa que o está assistindo (isto é, o potencial consumidor) ao seu produto ou serviço. Esse tipo de vídeo deverá ser mais claro e memorável não só quanto ao conteúdo, mas também quanto à imagens.

O estilo deve ser marcante, para que a pessoa lembre-se dele e, com isso, lembre-se do seu produto ou empresa.

Neste caso, o roteiro deve ter a seguinte estrutura, que é similar à do exemplo dado anteriormente:

  1. Descoberta do problema por uma pessoa ou grupo de pessoas;
  2. A procura por uma solução. Pode ser a pessoa descobrindo outros produtos, tentando fazer uma “gambiarra” ou situações similares. O objetivo é a pessoa que está assistindo se identificar com os personagens do vídeo;
  3. A descoberta da solução (isto é, seu produto), e se possível, como ela a descobriu;
  4. Como  a solução melhorou a vida dela, em comparação às alternativas  apresentadas anteriormente (se houverem);
  5. Chamada para o produto ou empresa, isto é, informações de contato (site,  redes sociais, etc.) ou de como ou onde encontrar o produto.

Embora este artigo tenha trazido muitas respostas, ainda deve ter algumas perguntas sobre a Animação em quadro branco que você deve estar se fazendo:

Mas e os personagens? Quantos seriam? Como seriam?Como seriam as cenas? O que teria nelas e o que não teria?E paleta de cores? Seria melhor com cores ou sem?

Embora a Animação em Quadro Branco seja simples, isso não quer dizer que ela seja simples de ser feita. Criar imagens memoráveis desse tipo é algo que necessita profissionais com conhecimento e experiência na área para ser bem executado.

E é esse tipo de profissionais que a VFX Vídeos tem!

Então, se você quer ter os melhores profissionais especialistas na criação de Animação em Quadro Branco. Somos especialistas em criar vídeos para empresas!

Então, se você quer ter um vídeo online que traga mais conversão para seu negócio, entre em contato conosco e faça seu orçamento hoje mesmo!