Você provavelmente já ouviu falar que os vídeos explicativos são as ferramentas de marketing digital do momento e deve ter visto que eles estão sendo utilizada por todas as maiores empresas de alto crescimento na internet, então descubra nesse artigo a resposta a pergunta que não quer calar: O que afinal é um vídeo explicativo?

Um vídeo explicativo (ou explainer vídeo) é um vídeo de marketing curto (geralmente entre 60 e 90 segundos) feito em animação e ele explica a ideia de uma empresa de forma direta e persuasiva. Ele combina uma linguagem simples e fácil de entender, imagens e animações atraentes que conseguem prender a atenção do público em questão de segundos. Sua essência é informativa e educativa ao mesmo tempo: ele expressa o que a empresa oferece, como o produto funciona e por que aquele produto é a melhor opção no mercado.

Nós já exploramos o conceito básico de um vídeo explicativo. Agora, vamos dar mais um passo, descubra as principais características que fazem desse estilo um dos mais populares dos vídeos de marketing.

  • Curta duração: vídeos explicativos devem ter curta duração. Eles conseguem apresentar com precisão a ideia de uma empresa em menos de 90 segundos. São curtos, concisos e vão direto ao ponto. Esses vídeos expressam uma mensagem simples e sucinta, muitas vezes baseada em um formato comprovado de narrativa persuasiva, isto é, o “o que” no início, o “como” no meio, e o “porquê” no final.
  • Focado no público alvo: vídeos animados explicativos devem ser direcionados ao público que irá assisti-los. Os espectadores precisam se identificar com a proposta da empresa e sentir que o vídeo foi feito especialmente para eles.
  • Personagens animados: esses vídeos aproveitam o poder dos personagens animados para reforçar a mensagem e dar personalidade, humor e emoção à história.
  • Cores da marca: vídeos animados de marketing geralmente apresentam as cores da identidade da marca, para ajudar os espectadores a identificar a empresa que está por trás daquela proposta de vendas específica.

Aqui você tem um bom exemplo, nesse vídeo de marketing, todas essas características foram aplicadas:

8 Benefícios Que Sua Empresa Precisa Aproveitar dos Vídeos Explicativos

Até agora, você aprendeu o conceito básico de um “vídeo explicativo” e suas principais características. E claro, eu posso apostar que você já viu vários deles na internet. Mas a coisa mais importante que você precisa fazer agora é entender realmente o que esses vídeos especiais fazem e o que eles têm a oferecer para você e sua empresa.

Também é hora de analisarmos outro ponto crítico para qualquer profissional que tem o objetivo de melhorar as vendas da empresa: como esses vídeos podem ajudá-lo a melhorar os seus esforços de marketing? Quais são suas principais vantagens e como eles dão força à sua estratégia de marketing de vídeo? Veja abaixo:

  • Comunicam a sua ideia de negócio de forma breve e sucinta: Vídeos explicativos permitem que você comunique o que você faz, como faz, e por que o consumidor deve escolher você, em poucos segundos.
  • Exploram ao máximo o seu poder de comunicação: Vídeos animados atraem os sentidos visuais e auditivos. Isso aumenta seu poder de comunicação e consequentemente tem um efeito mais forte no cérebro humano
  • Aumentam sua visibilidade online: um vídeo de marketing animado pode se tornar uma isca interessante para atrair mais visitantes para o seu site, e incentivá-los a permanecerem por mais tempo. Isso será muito valorizado pelo Google e outros mecanismos de busca, que assumirão que você fornece um conteúdo interessante e de relevância, e consequentemente irão posicionar o seu site em uma posição mais elevada no ranking. Além disso, produzir um vídeo te dá a chance de estar presente também no YouTube, a segunda maior ferramenta de busca e terceira maior rede social da internet.
  • Divulgam sua marca: Um vídeo de marketing pode ser inteiramente customizado para se adaptar às cores da paleta da sua marca. Isso reforça a sua identidade e ajuda os espectadores a entender que é você que está falando com eles.
  • Incentivam os espectadores a tomarem uma atitude: ao adicionar um Call To Action (chamada para ação) no seu vídeo explicativo, você pode guiar os seus espectadores para o próximo passo na direção que você quer (por exemplo, você pode persuadir as pessoas que estiverem assistindo ao vídeo a entrar em contato, comprar, iniciar um período de teste gratuíto de sua ferramenta ou qualquer outra ação específica).
  • Aumentam as conversões e vendas: Se você posicionar um vídeo de marketing explicativo no topo da página inicial do seu site, você pode aumentar as suas conversões na maioria das vezes em mais de 50% e consequentemente, geram um aumento considerável das vendas!
  • Aumentam a capacidade de compartilhamento: vídeos são um dos formatos mais fáceis de serem compartilhados nas mídias sociais, e as pessoas normalmente adoram ver conteúdos divertidos, atraentes e informativos e compartilhá-los com seus conhecidos.
  • Vão de encontro com as tendências mobile: esses vídeos podem ser sempre assistidos por dispositivos móveis! E isso é muito importante, considerando um enorme aumento das visualizações de vídeos online e como elas tendem a continuar crescendo.

Integrando Vídeos Explicativos na “Jornada do Consumidor”

Você já deve ter ouvido falar do conceito de inbound marketing e como ele é importante para fazer a sua empresa crescer. É por isso que não queremos terminar esse artigo sem dividir com você como você pode usar esses vídeos eficazes para influenciar nas suas vendas.

O conceito de inbound marketing vai de encontro com o conceito de “jornada do consumidor”. Esse é o processo ativo pelo qual o seu potencial consumidor passa antes de comprar o seu produto. Esse processo pode ser dividido em 3 etapas principais:

  • Conscientização: aqui, o consumidor sabe que tem um problema, mas ainda precisa ir mais além e entender totalmente qual é a dificuldade. Ele precisa identificá-la claramente.
  • Consideração: nessa etapa, o consumidor está focado em coletar informações de diferentes vendedores que encontra no mercado, capazes de ajudá-lo com uma solução adequada.
  • Decisão: o consumidor agora entende qual é a melhor solução e está pronto para fazer a escolha final. Ele está tentando diminuir a lista de opções ao mínimo antes de tomar a decisão final.

Quando você deve usar vídeos explicativos? Normalmente eles são usados na etapa de consideração na jornada do consumidor. E aqui está a lógica por trás disso: nessa etapa em especial, o consumidor está ciente de um problema específico que ele tem e está procurando as melhores formas de resolvê-lo. Ele está disposto a aprender mais sobre o seu produto, o que você tem a oferecer e como você pode ajudá-lo com uma solução eficaz.

Vídeos explicativos se destacam como uma ferramenta útil para explicar aos seus potenciais consumidores o que você pode fazer por eles. Tire o máximo de proveito dessa etapa em que eles estão abertos para ouvir, ao desenvolver um vídeo animado atraente. Dessa forma, você vai aumentar consideravelmente suas chances de ser visto como uma ótima opção, antes de eles fazerem a escolha final.

Recomendação Final: Customização é indispensável!
Se você quer ter excelentes resultados com o seu vídeo de marketing, você precisa fazer uma customização completa de acordo com as necessidades do seu público alvo, suas expectativas e características assim como fazê-lo com a cara de sua empresa, com suas cores e personalidade. Isso é extremamente importante para chamar a atenção deles, mantê-los entretidos e interessados, e encorajá-los a tomar uma atitude.

Confira esse exemplo de um vídeo customizado:

Existem diversos benefícios em customizar o seu vídeo de marketing. Aqui vão alguns deles:

  • Você se destaca diante da concorrência: a internet está abarrotada com milhares de vídeos de marketing. Se você customizar o seu vídeo, definitivamente irá se destacar dos competidores, assim que o público perceber que você realmente o conhece, e que o vídeo foi especialmente desenvolvido para ele.
  • Cria um forte laço emocional: ao customizar o seu vídeo, você pode estabelecer uma conexão emocional com seus espectadores e gerar uma forte identificação com a história que você está contando: eles irão se sentir refletidos por aqueles personagens, por aquele problema especifico que eles têm, e isso irá aumentar o engajamento e confiança com a sua marca.
  • Aumenta o seu Retorno Sob Investimento: se o vídeo é feito sob medida para o seu público alvo, eles passarão mais tempo o assistindo, tornando possível a transmissão da informação que você precisa que eles saibam, além de aumentar a confiança e empatia entre essas pessoas e sua empresa. No final das contas o que você tem é um aumento das suas conversões e vendas.

Na VFX Vídeos nós focamos em produzir vídeos customizados para nossos clientes. Independente do tipo de nicho em que eles atuam, seu público alvo ou o produto/serviço que querem promover. Ter um vídeo explicativo customizado de alta qualidade hoje em dia é praticamente obrigatório: essa é a melhor maneira de seus espectadores gostarem e se engajarem com seu conteúdo. Então, se você precisa de ajuda com o seu próximo vídeo explicativo, fique à vontade para entrar em contato conosco!

Resumo

“O que é um vídeo explicativo?” Entendido! “Quais são as suas principais características e vantagens? Entendido! “Como você pode usá-los para reforçar a sua estratégia de inbound marketing?” Entendido! Agora é a sua vez de desenvolver um vídeo explicativo e confirmar os ótimos benefícios desse formato! Com todas essas dicas que compartilhamos hoje, você está totalmente preparado para contratar a produtora que irá acompanhá-lo ao longo do caminho para que ao final você tenha um vídeo animado incrível que irá maravilhar a sua audiência.