Está pronto para ter um ótimo video estilo Quadro Branco para sua empresa?

A resposta é óbvia: É claro que você está pronto, porque vídeos de Quadro Branco são extremamente envolventes. Eles unem alta qualidade de animações a um valor didático para ajudar no aumento de conversões e melhorar a sua estratégia de marketing. Mas para ter sucesso você deve evitar esses 6 erros.

A resposta é óbvia: É claro que você está pronto, porque vídeos de Quadro Branco são extremamente envolventes. Eles unem alta qualidade de animações a um valor didático para ajudar no aumento de conversões e melhorar a sua estratégia de marketing. Mas para ter sucesso você deve evitar esses 6 erros:

Porém, como muitas coisas boas da vida, existem “pegadinhas”. Mesmo sendo uma ferramenta incrivelmente útil, é preciso saber como usá-la corretamente.

Existem algumas regras a serem seguidas, ou então, o seu vídeo pode ser arruinado logo no início.

Existem algumas maneiras de evitar que o seu vídeo de Quadro Branco não fique bom, e a primeira delas é conhecer as regras do processo de produção deste tipo de vídeo. Mais importante ainda: além de conhecer as regras, é essencial encontrar um profissional especializado nas mesmas. Encontre uma produtora de vídeos de alta qualidade.

Mas primeiro, vamos falar sobre as formas de não arruinar o seu video.

1. Utilize continuidade – e não esqueça da mão desenhando!

Uma dica importante para ter um vídeo estilo quadro branco que realmente captura a atenção dos seus espectatores é utilizar continuidade, ou seja, cada desenho deve complementar o anterior. Desenhos interligados entre si darão continuidade à sua história, além de deixar os espectadores ansiosos pelo que vem em seguida, aumentando o seu interesse.

Além disso, para capturar mais ainda a atenção do seu público alvo, não esqueça de uma das marcas registrada desse tipo de vídeo: a mão desenhando! Ver uma pessoa desenhando o vídeo na sua frente é quase mágico para levar as pessoas a prestarem atenção nos pontos que você abordará no vídeo.

2. Personagens

No seu vídeo, um personagem deve ser a representação do seu púbico alvo (seus clientes ideais).

É muito importante considerar usar personagens no seu vídeo, pois são eles que vão dar um aspecto humano a seu vídeo – não esqueça, pessoas gostam de pessoas!

Além disso, personagens geram o sentimento de empatia e identificação nos espectadores, o que adiciona à seu vídeo um toque especial, fazendo o seu video mais interativo e divertido de ser assistido.

Por exemplo, veja abaixo um vídeo que criamos que tem um personagem:

3. Mexa com as emoções dos espectadores

Seguindo esta linha de raciocínio, você quer que sua audiência sinta empatia e se identifique com a sua história, você quer que ela sinta algo ao assistir o seu video.

O que você deve buscar é uma forma de envolver emocionalmente os espectadores com a sua história. Por quê? Porque essa ligação vai engajar o público e chamar a atenção dele.

Faça com que se sintam felizes, nostálgicos, empáticos. Dessa forma, eles se identificarão com a sua mensagem. Se você tocar nos pontos certos, eles lembrarão do seu vídeo, e se interessarão pela sua marca.

Este é um exemplo perfeito disso:

4. Um vídeo de Quadro Branco é um vídeo educativo!

Sim, vídeos de Quadro Branco e vídeos educativos andam lado a lado. Na verdade, para ser mais exato, educação e vídeos de Quadro Branco andam lado a lado. (Afinal, o que poderia ser mais didático que um quadro braco?)

Animações em Quadro Branco tem um grande potencial didático, então use isso a seu favor. A técnica é perfeita para atrair e reter a atenção do espectador, uma vez que o público aprende mais rapidamente informações quando estão interessados e se divertindo.

5. Certifique-se de ter um ótimo roteiro

Você quer ter a melhor história, a mais envolvente. Isso só pode ser feito se você sabe como escrever um roteiro interessante e consistente e, principalmente, souber como escrevê-lo tendo a sua estratégia de marketing online em mente.

Para alcançar isso e escrever o melhor roteiro para o seu vídeo, sua meta deve ser focar nos seus potenciais consumidores e em suas necessidades. Quando for criar o seu roteiro, sempre tenha em mente que seu público têm questões e problemas que precisam ser resolvidos.

6. Quando o roteiro estiver pronto, leia-o em voz alta

Da mesma forma que você provaria um bolo antes de servi-lo, é necessário “provar” o seu roteiro antes de colocá-lo em prática e divulgá-lo para o mundo. E como fazer isso? É tão fácil, que pode até parecer bobo: leia-o em voz alta.

Isso vai ajudá-lo bastante. Se você quer um roteiro que soe naturalmente, então você deve lê-lo em voz alta para ter certeza de que a sua escolha de voz, velocidade de discurso e ênfase em determinadas palavras soam o mais natural possível.

Resumindo…

Você precisa ter algumas coisas em mente quando estiver criando um bom vídeo de Quadro Branco. Primeiro, lembre-se: se você realmente quer criar este tipo de vídeo, deve seguir os três elementos básicos (uma mão desenhando, continuidade e um quadro branco no qual os desenhos são feitos).

Esses elementos são essenciais para dar vida ao vídeo seu estilo de Quadro Branco e, sem eles, você pode estar criando um tipo qualquer de vídeo, pois será difícil identificá-lo como uma animação de Quadro Branco.

Apesar disso, você pode adicionar o seu toque pessoal, como a cor da sua marca ou efeitos de animação especiais. Certifique-se também de que o seu roteiro destaca o poder didático dos vídeos de Quadro Branco: é uma importante vantagem usá-los como uma ferramenta educativa, e você sai perdendo se não aproveitar este ponto.

Por fim, a coisa mais importante de todas é a qualidade do seu vídeo, que deve ser a melhor possível, e a única forma de garantir isso é contratando uma produtora de vídeos de qualidade.

Então, se você está pronto para ter o melhor vídeo de Quadro Branco para o seu negócio, vamos conversar!