Você sabia que conteúdo em vídeo é efetivo para ajudar a melhorar a eficácia de praticamente todas as etapas de seu processo de marketing e vendas?

Com vídeos, é possível atrair mais atenção para seu produto, mais visitantes para seu site, transformar mais desses visitantes em oportunidades de vendas – e eles ainda ajudam a melhorar a taxa de fechamento de vendas! No post de hoje do blog iremos dividir com você 5 tipos de vídeos efetivos que vão te ajudar a melhorar essas várias etapas de seu processo de marketing e vendas!

Recapitulando: O que é Inbound Marketing mesmo?

Não muito tempo atrás, as empresas tinham de fazer um grande esforço e gastar muito dinheiro para conseguir a atenção das pessoas. Esses dias ficaram no passado para as empresas que aprenderam a utilizar uma estratégia chamada inbound marketing. Esse tipo de estratégia de marketing digital se baseia em atrair as pessoas para seu site principalmente através do posicionamento de sua empresa em destaque em ferramentas de busca como o Google, ao invés de ter de interrompe-las com anúncios e ligações telefônicas não requisitadas.

Para o inbound marketing funcionar é importante que se crie uma ou mais peças de conteúdo personalizado e relevante para o seu público alvo, que servirão para várias funções, desde atrai-lo para sua empresa até a compra em si. O tipo de conteúdo vai variar de acordo com suas necessidades específicas desse público, dependendo principalmente do estágio da jornada de compra em que esse possível comprador está.

Quais são os estágios? Vamos relembrar:

  • Estágio de conscientização: seus potenciais clientes estão conscientes de que eles têm um problema, mas ainda precisam colocá-lo em um contexto e entender quais são as possíveis soluções para resolvê-lo. Nesse estágio você deve criar uma primeira impressão muito boa, e rapidamente reter a atenção deles.
  • Estágio de consideração: agora que os potenciais clientes estão conscientes de um problema específico, eles estão buscando a melhor maneira de resolvê-lo. Eles estão analisando as diferentes alternativas que encontram no mercado, e é a sua hora de mostrar todos os benefícios que o seu produto oferece.
  • Estágio de decisão: os potenciais clientes entendem qual é o problema que eles têm e quais são as possíveis maneiras de solucioná-lo. Eles estão comparando as diferentes alternativas e estão prontos para fazer a escolha final. É a sua grande chance de persuadi-los a escolher você e fechar o negócio! No post de hoje do blog, iremos focar nesse estágio especificamente. Leia a seguir!

Vídeo Animado: Uma Ótima Ferramenta para Aumentar as Vendas de sua Empresa

É claro que você pode utilizar vários formatos diferentes de conteúdo na sua estratégia de inbound além do vídeo em animação, como por exemplo textos, infográficos, ebooks… Mas deixa eu te falar uma coisa: nada é tão eficaz como um vídeo – é o formato mais persuasivo, sedutor, atraente e memorável que você pode utilizar na sua estratégia de inbound marketing. Conteúdo de vídeo oferece ótimos benefícios para ajudar a aumentar as suas vendas. Vamos falar mais sobre isso agora:

Um formato que as pessoas adoram

As pessoas adoram assistir a vídeos em animação, pois são um formato alegre, divertido e atraente! É o formato perfeito para chamar a atenção do seu público rapidamente, mas ele também te ajuda de outra forma: a conduzi-los na direção que você quer e ajuda seus potenciais clientes a tomarem uma decisão. “Tomar uma decisão” significa fechar negócios. Interessante, não é? É por isso que cada vez mais empresas que vendem e atraem clientes online recorrem à essa ferramenta para melhorar as suas campanhas de marketing (76.5% dos donos de pequenas e médias empresas que utilizam vídeos de marketing afirmam que eles têm um grande impacto em suas vendas). Vídeos são também um elemento chave para persuadir os consumidores – confira as estatísticas: 74% dos usuários que assistiram a um vídeo explicativo para terem mais informação sobre um produto/serviço o acabaram comprando, e 77% dos consumidores disseram que foram convencidos a comprar um produto/serviço ao assistirem a um vídeo.

Se a primeira coisa que levou o seu cliente ao seu site foi assistir a um vídeo, essa é uma notícia boa: significa que o seu conteúdo no topo de funil está funcionando. Saber o que eles fazem depois de entrarem no site por conta do vídeo é importante também, já que vídeos funcionam desde o topo até a base do funil.

Assista esse vídeo que criamos para a GTR Consultoria, que está utilizando nas várias etapas do funil – desde atrair mais visitantes para seu site através do Facebook, Youtube e Google, até converter mais visitantes do site em clientes – e também pela equipe de vendas em apresentações comerciais online e presenciais para fechar mais vendas!

Escalabilidade

Você pode fazer com que um representante de vendas faça ligações para os seus leads e isso pode funcionar muito bem para você. Mas pense nisso que vou te falar agora por um minuto: vídeos são escaláveis e podem funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem descanso! Você os desenvolve uma vez e…voilà! Você pode postá-los em seu site, página inicial, canais das mídias sociais, campanhas de e-mail marketing, ou qualquer outro canal, e ele estará trabalhando para você (e podem até ser usados por seus vendedores para atrair e fechar mais negócios!). É um ótimo investimento: com um vídeo você pode mostrar todos os diferenciais de seu produto ou serviço, de forma divertida e engajadora, várias e várias vezes, até ao mesmo tempo!

Poder de síntese

Basta considerar que as pesquisas confiram que um vídeo de 1 minuto pode valer por centenas de milhares de palavras. Incrível, né? A mistura de visuais atraentes, animações, uma narração convincente, a música e outros recursos fornecem ao vídeo um poder de síntese único que nenhum outro formato tem. Tenha em mente que em um vídeo de marketing, ambos os sentidos visuais e sensoriais estão envolvidos e isso faz com que sejam muito persuasivos e envolventes. Só para você saber: 4x mais consumidores preferem assistir a um vídeo sobre um produto a ler sobre ele.

Emoções fortes

Em um vídeo de marketing, diferentes elementos combinados acabam gerando fortes emoções nos espectadores: os movimentos na tela, as vozes, a linguagem corporal dos personagens… diferentes elementos são decisivos para fazer com que o espectador “sinta”. Mas por que o cérebro humano parece ser praticamente programado para gostar de vídeos? A parte científica da coisa é um pouco complexa, mas sabe-se que os neurônios espelho, a oxitocina e alguns outros elementos desempenham um papel fundamental.

Os 5 Melhores Tipos de Vídeo para Fechar Mais Vendas

Aqui você tem algumas ideias valiosas para aproveitar ao máximo o seu conteúdo de vídeo para aumentar as suas vendas. Veja abaixo!

1. Vídeos explicativos

Você já deve ter ouvido falar que vídeos explicativos são usados principalmente para os 2 primeiros estágios do funil que comentamos anteriormente, atrair mais visitantes e atenção para sua empresa (conscientização) e para transformar essas pessoas em oportunidades de venda (consideração). Mas adivinha só? Eles também funcionam muito bem para te ajudar a fechar vendas no estágio de decisão: eles entregam uma mensagem precisa do que você faz e de qual é a sua oferta. Em menos de 90 segundos, esse tipo de vídeo é ótimo para comunicar a sua solução e oferta de forma breve, porém atraente (ao dizer para a sua audiência qual problema você soluciona, como você o faz e por que você é a melhor alternativa em seu nicho). Vídeos explicativos animados combinam diferentes elementos (imagens, animações, música, narração, etc) para rapidamente reter a atenção da audiência e persuadi-la na direção que você quer.
Como eles podem te ajudar a fechar negócios? Da mesma forma que confusão faz com que vendas sejam perdidas, clareza fecha vendas. Durante seu processo de vendas, você está comunicando com clareza sua solução?

2. Estudos de caso

Estudos de caso são ótimos para contar ao mundo como sua solução funciona e ajuda as pessoas, e a animação gráfica é uma ótima forma de trazer clareza e explicar de forma fácil de entender esses processos, resultados, especialmente informações mais abstratas. Nesse tipo de vídeo, certifique-se de incluir uma análise do contexto/problema, a solução e os resultados. Este tipo de vídeo é excelente para aumentar as conversões e vendas!

3. Vídeos de produtos

Um vídeo de produto te permite compartilhar com a sua audiência informações valiosas e úteis sobre o problema que eles estão tentando solucionar (com o seu produto/serviço). É uma maneira muito prática de eles verem seu produto ou serviço “em ação”. Você pode recorrer a diferentes técnicas de animação para fazer uma demonstração clara das principais características e funcionalidades do seu produto/serviço. Isso irá ajudá-lo a persuadir a sua audiência a dar o passo seguinte.

4. Vídeos para tirar as principais dúvidas

Esses vídeos são uma ótima alternativa para reunir diferentes perguntas frequentes que a sua audiência normalmente faz. Dessa forma, você fornece a eles a informação de que precisam. Tenha em mente que, antes de comprarem o seu produto, é possível que eles tenham muitas dúvidas sobre ele. Se você produz um vídeo que atenda essas necessidades, você irá ganhar um lugar especial diante da concorrência – melhorando a eficácia de seus vendedores, que ganharão uma forma para evitar a necessidade de explicar sempre a mesma coisa. A melhor parte é que utilizando animação nesse tipo de vídeo você consegue explicar muito melhor do que uma pessoa poderia explicar graças ao poder do visual – Como dizem, “não entendeu? Deixa que eu desenho!”

5. Vídeos sobre a empresa

Também conhecidos como “vídeos sobre nós”, os vídeos da empresa são uma boa alternativa para dar vida à sua marca. Eles te dão a chance de criar uma conexão emocional com a sua audiência, e isso é fundamental para encorajá-los a te escolher. Vídeos da empresa mostram aos seus consumidores quem a sua empresa é e o que ela representa (cultura, valores, benefícios, etc.), ao apelar para diferentes emoções (nostalgia, humor, empatia, etc.). Experimente-os!

Na VFX Vídeos nós estamos criando vídeos de marketing há anos, e ganhamos vasta experiência em diversas indústrias e nichos. Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo com seus vídeos de marketing (não importa se é um vídeo explicativo, de depoimento, de produto, ou qualquer outro). Nós podemos desenvolver um belíssimo vídeo de marketing que pode ajudá-lo em cada estágio da venda, adaptado totalmente às suas necessidades!