Se você está pensando em desenvolver um vídeo animado de marketing para promover o seu produto, você precisa utilizar um roteiro altamente persuasivo e atraente. É um elemento fundamental para você atingir os resultados que você está buscando!

No post de hoje no blog iremos compartilhar com você 5 dicas inéditas para escrever um roteiro de vídeo… da maneira correta! Continue lendo e confira informações exclusivas.

Conceitos Básicos sobre Roteiros de Vídeos Explicativos

Primeiramente, é preciso que você entenda o que queremos dizer com “roteiro” – é basicamente a mensagem a ser entregue no seu vídeo através da narração. Sem dúvidas, é um dos pontos mais importantes no processo de produção do vídeo, pois estabelece uma base para o resto das fases.

Agora, se você quer desenvolver um vídeo explicativo animado altamente persuasivo, é importante que ele tenha um bom equilíbrio entre o conteúdo (isto é, o roteiro/narração em si) e a forma (elementos únicos do vídeo, como a animação, imagens, trilha sonora, efeitos especiais, etc.). Você precisa ter sempre em mente que o objetivo principal do script é expressar como o seu produto ou serviço pode ajudar o seu público alvo com um problema específico que ele tem. Foque nisso, e evite o erro de passar o vídeo todo se gabando sobre a sua marca ou produto.

5 Dicas Exclusivas De Como Produzir Um Roteiro de Vídeo Rápido e Eficaz

Chegou a hora de rever algumas considerações importantes antes de escrever o roteiro de um vídeo. Essas dicas com certeza lhe ajudarão a criar um roteiro breve, atraente e convincente que vai te ajudar a criar um vídeo que vai trazer ótimos resultados para o seu marketing.

#1. Conheça o seu público alvo

É fundamental que você realmente entenda quem é o seu público alvo antes de escrever o seu roteiro. Isso significa entender coisas como preferências, hábitos, características, necessidades e demais fatores. Essa é a única maneira de permitir que você ser capaz de gerar uma forte conexão dos seus espectadores com a história que eles estão assistindo (seu vídeo!). Entender seu público alvo é vital tanto para a parte de roteiro para a narração quanto para a parte visual do vídeo. Então certifique-se de que você tem as respostas certas para questões como:

  • Como é a aparência de seu público-alvo? Como eles se vestem? Que estilo de design eles preferem?
  • Qual a idade deles?
  • Aonde eles moram?
  • Aonde eles trabalham?
  • Que lugares eles gostam de visitar?
  • Qualquer outra informação que poderia te dar uma pista de quem eles são ou do que precisam.

Ter essas informações fará com que você personalize o roteiro de acordo com as expectativas do seu público. É importante que você invista tempo e energia descrevendo o perfil desse potencial comprador. Essa é uma etapa essencial, já que será a sua luz guia ao longo de todo o processo. Por que isso é TÃO importante? Bem, antes de tudo, porque te ajudará a criar os personagens na próxima etapa do processo de produção de vídeo (o storyboard). Além disso, porque vai adicionar uma personalidade peculiar e estilo aos seus personagens. E, o que é ainda mais relevante, ao atingir essa forte conexão, você permitirá que eles criem um relacionamento para com a sua marca. Isso resultará em mais conversões e ROI.

#2. Mantenha a estrutura clássica do roteiro

Quando você escreve o roteiro, é importante que siga a estrutura clássica utilizada na narrativa: que é, começar com um início, continuar com o coração e por último, o final. Isso não é à toa, tem sua lógica: se você fizer assim, você fará um vídeo mais envolvente, coerente e compreensível. Além disso, se você seguir essa simples estrutura, vai perceber que é mais fácil de compô-lo.

Na produção de um vídeo existem 3 etapas: o que, como, e porquê. Vamos explorar cada uma…

  • Etapa 1. O quê
    Comece o seu roteiro explicando para o seu público qual o problema específico que você pode resolver. Ao fazer isso, você rapidamente prende a atenção dele e o encoraja a esperar por mais. Foque “no problema”, ainda não é hora de falar sobre a sua marca ou produto.

Olhe como nós fizemos isso nesse vídeo:

  • Etapa 2. Como
    Agora que o problema foi apresentado, é hora de dizer aos seus espectadores como o seu produto pode ajudá-los. Essa etapa geralmente começa quando a logo da marca aparece na tela ou quando a marca é mencionada.

Neste vídeo, isso acontece aos 12 segundos. Confira!

  • Etapa 3. O Porquê

O seu público já sabe o que você faz e como você pode ajudá-lo. Agora, é hora de se destacar da multidão e explicar a ele por que você é a melhor alternativa no mercado e seus diferenciais em relação a seus concorrentes. Então, nessa etapa, foque em descrever os benefícios do seu produto. É a sua grande chance de persuadi-los sobre o quão incrível é o seu produto.
Assista as 3 diferentes etapas nesse vídeo bacana:

#3 Faça um roteiro

A duração do seu vídeo e o envolvimento do seu público alvo estão interligados. Então, o seu grande desafio é fazer um vídeo que dure o suficiente para lhe dar tempo de entregar as suas mensagens principais, e manter as pessoas que estiverem o assistindo interessadas… até o final.

De acordo com a nossa experiência, a duração ideal para um vídeo animado de marketing é entre 60 a 90 segundos. Falando da escrita de roteiros, podemos dizer que 160 palavras correspondem a 1 minuto de vídeo. Então, se você quer produzir um vídeo de 90 segundos, então precisará de 240 palavras escritas no seu roteiro.

#4. Mantenha-o simples e direto

Nos últimos anos, o intervalo de tempo em que os espectadores prestam atenção foi diminuindo até chegar atualmente em 8 segundos, o que apresenta um grande desafio para qualquer comerciante. Certifique-se de manter o seu roteiro simples, direto e envolvente. Não é preciso explicar tudo em apenas 90 segundos – na verdade, isso seria um erro! Apenas tente selecionar as informações mais importantes baseado nas necessidades do seu público alvo e o objetivo do seu vídeo. Lembre-se de que, no final das contas, você terá tempo para complementar essa informação com outros recursos (como iniciativas de marketing de conteúdo, ligações de vendas, campanhas de e-mail marketing, etc).

Este vídeo mostra como isso é possível: ele explica como o produto funciona, de forma direta e simples:

5. Adicione um Call To Action atraente

Quando seus espectadores chegarem ao final do seu vídeo, eles precisam ter uma ideia clara do que fazer e de qual é o próximo passo. Para guiá-los nesse sentido, é essencial incluir um atraente Call To Action que os ajude a entender qual direção devem seguir (seja preencher um formulário, baixar um infográfico, compartilhar o conteúdo nas mídias sociais, ou qualquer outra coisa). Certifique-se de incluir apenas um Call To Action por vídeo – senão, você vai acabar confundindo o seu público.

[BÔNUS] 3 Dicas Adicionais para Fazer um Vídeo Explicativo Incrível!

Aqui estão as dicas bônus! Me deixe compartilhar com você considerações extras que você deve ter em mente quando estiver escrevendo o roteiro do seu vídeo de marketing:

Encontre o tom certo: o tom que você definir para o seu vídeo é muito importante para gerar a identificação com seu público alvo, para repercutir com ele. Isso, junto de outros elementos, como um narrador personalizado, o elenco, passo, etc, serão essenciais para deixar o seu vídeo mais envolvente e memorável.
Adicione humor: você pode considerar também adicionar uma dose de humor ao seu vídeo de marketing, se tiver a ver com o tipo de vídeo que você desenvolveu. Humor pode ser a chave para aumentar as visualizações e compartilhamentos. Mas tenha em mente: se humor não combina com o tipo de vídeo que você produz, não force a barra. Precisa ser natural!
Fale de benefícios, ao invés de características: é sempre uma ideia melhor falar sobre os benefícios que o seu produto oferece para o seu público alvo, ao invés de falar sobre as suas características. O primeiro é mais envolvente e mais atraente, enquanto mencionar as características pode soar mais como publicidade (e você não quer que pareça assim, lembra?). Transforme cada característica do seu produto em um benefício para os seus potenciais consumidores.

Com todas essas dicas, agora você pode desenvolver seu roteiro de vídeo. Pelo menos, você pode começar um primeiro rascunho! Lembre-se de que é sempre melhor atribuir essa importante tarefa a uma produtora de vídeos explicativos experiente e profissional. Ela com certeza tem todos os antecedentes, habilidades e tecnologia que esse tipo de produção exige. Na VFX Vídeos nós focamos em desenvolver roteiros personalizados para cada um dos nossos clientes, baseado em suas necessidades específicas (objetivo de marketing, público alvo, tipo de produto, etc.) Você precisa de ajuda com o seu? Entre em contato conosco e nós iremos guiá-lo no caminho!

Conclusão

Agora você sabe o quão importante é fazer um roteiro de alta qualidade para qualquer vídeo. E o que é mais importante, você tem toda a informação chave para fazer um breve roteiro de vídeo para a sua empresa. Não apenas um roteiro qualquer! Um roteiro que é altamente envolvente, atraente, memorável e que gera excelentes resultados de marketing.

Pronto para começar? Se quiser nossa ajuda na criação do vídeo da sua empresa, entre em contato agora!