Então.. você que fazer um vídeo animado para explicar seu produto ou serviço e não entende muito sobre isso? Relaxa que nós vamos te ajudar a saber o que fazer e principalmente, o que não fazer na hora de criar ou solicitar um vídeo para sua empresa!

Antes de mais nada, tenha em mente que um vídeo explicativo animado não é um vídeo qualquer, é uma poderosa ferramenta de marketing digital que faz seus clientes potenciais entenderem sua ideia de negócio; por isso lembre-se de manter o conteúdo do vídeo nessa direção.

Devido à sua natureza de marketing, existem algumas coisas que você deve fazer para obter os melhores resultados de seus vídeos. E algumas coisas que você deve evitar. Então, sem mais delongas, segue abaixo a lista:

like-HD

O que fazer:

1. Concentre-se no problema do seu público: Seus clientes potenciais chegam até seu vídeo porque eles têm um problema, e as vezes eles não estão conscientes disso. Um bom vídeo explicativo deve mostrar-lhes que você está disposto a resolver esse problema. Depois que eles compreendem que você está ali para ajudá-los (e não apenas para vender alguma coisa para eles), você vai ganhar a confiança deles e isso será refletido imediatamente em suas conversões e vendas.

2. Conte uma história: As pessoas adoram histórias e elas são uma ótima maneira de envolver o seu público desde o início. Dê a seu vídeo um começo cativante, adicione alguns personagens e crie uma história convincente para envolver o seu público. Não seja tímido e deixe a criatividade fluir no roteiro de seu vídeo animado!

3. Use o estilo e as cores de sua marca: O vídeo será a porta de entrada de sua empresa, por isso uma ótima ideia é adicionar os elementos de sua marca nele! A sua marca tem uma paleta de cores diferente? Coloque ela no vídeo! Se o seu público relaciona o vídeo à sua empresa visualmente, é um grande passo para melhorar os resultados de seu vídeo.

4. Seja Objetivo: Você tem um tempo limitado para engajar o público e explicar como seu produto ou serviço funciona, por isso, você precisa reter a atenção do seu público desde o começo. Tenha em mente que vídeos de 2 minutos são vistos por menos de 50% da audiência em média. Por outro lado, vídeos de 30 segundos podem ser atraentes, mas são um pouco curtos demais para explicar o que você faz. Nosso conselho? 90 segundos é o tempo ideal para explicar como seu produto ou serviço funciona sem assustar ninguém.

5. Coloque uma chamada para ação (CTA) clara: Você precisa fazer com que a audiência faça alguma coisa após ver o vídeo. Lembre-se que seu vídeo explicativo é feito para atingir um objetivo de marketing pré-definido. Seja comprar um produto, o download de algum conteúdo ou a inscrição em uma lista de e-mail, você deve colocar uma CTA que diz aos seus clientes potenciais claramente o que fazer em seguida.

dislike-HD

O que não fazer:

1. Não seja aquele vendedor chato: Ninguém aguenta aqueles videos que só querem vender. Na internet, a maioria das pessoas só presta atenção a conteúdos realmente valiosos e úteis. Então, tente resolver o problema do seu público-alvo em primeiro lugar; e depois você vai ter tempo de sobra para fazer propaganda de seu produto ou serviço sem ser tão agressivo. Ou seja, no seu video explicativo animado Apresente a sua empresa como a resposta para o problema do seu público.

2. Não tente explicar tudo: Seu vídeo deve ser um poderoso resumo de seu produto ou serviço. É inútil tentar cobrir todos os aspectos e detalhes dele em seu vídeo explicativo. Lembre-se que você só tem alguns segundos para engajar e prender a atenção do seu público. Evite ser maçante e chato, caso contrário o pessoal vai sair antes mesmo de ver sua chama para ação. E isso seria bem chato né? Escolha sabiamente a informação que você está passando em seu vídeo e tenha certeza que cada segundo é importante.

3. Não coloque os recursos e diferenciais do seu produto no início: Você deve estar ansioso para mostrar as características exclusivas do seu produto no início do seu vídeo, mas isso vai diminuir os resultados do seu vídeo. Se você se concentrar nas características primeiro, o vídeo vai se tornar o tipo de anuncio chato que estamos tentando evitar. É sempre melhor para explicar as características mais no final do vídeo, depois de envolver o público com uma história bacana que faça ele pensar “Caramba, eu passo por esse problema também e esses caras podem me ajudar a resolve-lo”

4. Não use uma voz amadora: Da uma tristeza assistir aquele vídeo onde o dono da empresa gravou a narração no celular… a falta de profissionalismo fica evidente de cara, ter uma voz profissional é muito importante. Não só para entregar a sua mensagem da forma certa, mas também adiciona o humor e a personalidade certa para a sua história e sua marca. Portanto, é vital que o seu narrador tenha talento e fale de forma clara com seu público-alvo.

5. Não use jargões: Algumas palavras podem ser vitais para transmitir a sua ideia de negócio, mas a maioria dos jargões apenas confundem o seu público. Seu público-alvo deve entender o que você está falando. Não use jargões e termos muito técnicos ou específicos de sua área, não é garantido que todo mundo vai entender.

Agora tenha em mente que tudo isso é apenas a ponta do iceberg do seu conhecimento de marketing! Há muito mais para aprender sobre vídeos explicativos e estratégias de marketing com vídeos animados, então se você estiver interessado, nosso blog está sempre a disposição com as últimas novidades sobre o assunto!

Procurando uma produtora de video para criar um video explicativo animado para sua empresa? Conte com a VFX Vídeos!