Se você está em dúvida sobre o poder do vídeo online, este post é pra você.

Este é um texto bem resumido, mas falaremos sobre o principal, sobre as partes mais fundamentais do vídeo online e como o vídeo pode mudar seu site (e como consequência, o seu negócio) para melhor.

1. Retome o Controle Sobre a Experiência de Uso dos Seus Visitantes

Sites cheios de texto costumam sofrer do mesmo problema – consumo fragmentado. Novos visitantes raramente conseguem ler posts ou artigos completos, eles costumam apenas escanear (percorrer de forma rápida) os artigos e das informações sobre seus produtos, procuram por algumas respostas rápidas, e essencialmente, perdem pontos chave da sua mensagem.

Vídeo (quando bem feito) coloca o controle novamente em suas mãos. Ele tem um formato linear, o que significa que as pessoas que o assistirem vão consumir a mensagem exatamente na sequência que você decidir.

Isso pode ser perigoso – Se o seu vídeo não os engajar, um clique e já era. Mas isso pode ser resolvido através de script bem escrito e um bom trabalho de desenvolvimento de vídeo, garantindo que seu público permanecerá envolvido durante todo o vídeo, seja qual for a mensagem que você quiser passar.

2. Muito Mais Atenção dos Seus Visitantes  

Ler é uma atividade que exige esforço. Linhas e linhas de texto que seu cérebro precisa processar e extrair algum sentido. Apenas a mudança para o áudio já muda o jogo completamente – escutar a voz humana é muito mais fácil do que ler – Adicione vídeo – animações e gráficos que suportem sua ideia – e sua mensagem terá atingido uma nova dimensão – As pessoas que assistirem escutarão sua mensagem em áudio ao mesmo tempo que absorvem as informações dos visuais que a suportam.

Um erro comum é achar que o ser humano não consegue absorver informação mais rapidamente através de vídeo. Ele consegue sim, o que significa que sua mensagem será comunicada muito mais rapidamente. Tudo isso significa que seu público está prestando atenção – e quanto mais atenção você conseguir, mais espaço você terá na mente dessa pessoa, aumentando sua chance de ganhar um fã, um inscrito, um contato ou um cliente.

3. Engajamento Muito Maior do Seu Público

Um público prestando atenção é um público engajado – “engajado” simplesmente significa que é mais provável que eles interajam com seu site – deixar comentários, executar ações, compartilhar conteúdo, etc.

A forma mais tradicional para medir engajamento é através de “tempo no seu site”, uma métrica que você pode ver na sua ferramente de monitoramento web (Google Analytics é a melhor ferramenta grátis desse tipo.)

No site da VFX, visitantes que vieram do youtube costumam ficar quase 4 vezes mais que os visitantes que vieram do Google – o que significa que eles estão muito mais engajados.

4. Rapidamente Estabeleça Confiança e Autoridade  

Confiança e Autoridade levam muito tempo para estabelecer em qualquer área, mas vídeos vão além do seu site e ajudam visitantes a conhecer sua proposta muito rápido – talvez você conheça a frase: “pessoas compram ideias primeiro, produtos depois”.

Permitir que as pessoas lhe escutem e vejam suas ideias visualizadas através de gráficos e animações permite que elas decidam muito mais rápido que você a sua empresa é uma organização na qual eles podem confiar, e o mero fato da sua empresa usar vídeo de qualidade, comunica um valor maior, mostrando que sua proposta é realmente séria.

Leia também: O Que Você Precisa Saber Antes de Criar Um Vídeo Para Sua Empresa

5. Consiga Os Melhores Posicionamentos em Sites de Busca

Visitantes explorando e engajando com seu site tem um efeito secundário – esse comportamento sinaliza para os sites de busca que seu site é o destino que eles deveriam estar mandando as pessoas.

O Google não é burro, e mais importante, ele não quer parecer burro. Ele não quer apresentar as pessoas resultados que elas não se interessam.

O Google está sempre medindo o tempo que os visitantes ficam no seu site (através do Chrome, Analytics, Cookies…) e usa isso como um fator para definir a relevância de um site para determinada palavra chave que foi digitada na busca.

Além do mais, vídeo ainda não é uma mídia tão explorada quanto apenas sites simples e ainda são muito densos em quantidade de informação (o que o Google adora), com isso a chance de você conseguir um lugar bem colocado no Google com um vídeo é dezenas de vezes maior do que com apenas com um site (53x mais, segundo pesquisa da Eyeview).

Agora é a Hora!

Se você ainda não usou vídeo online, por que não começar agora? Entre em contato, descreva a sua necessidade e nós analisaremos a melhor solução para você, sem nenhum custo ou compromisso.