Eu estava no final do ensino fundamental quando o Youtube começou a fazer sucesso. Consigo me lembrar da primeira vez que alguém me enviou um link pelo msn de um vídeo hospedado naquele site com nome esquisito, o youtube. Vídeos do Youtube rapidamente alcançaram seu lugar nas conversas entre amigos - e agora eramos avaliados pelos colegas pela capacidade de mandar os melhores links de vídeos novos e engraçados um para o outro. Quando eu estava no ensino médio, todo mundo já estava assistindo vídeos.
Hoje em dia nós utilizamos vídeos online para tudo. Na hora de aprender a fazer alguma coisa, acompanhar as notícias, ou assistir a um conteúdo interessante, nós assistimos vídeos online para nos educar, entreter e informar.
E você já percebeu? Os vídeos online estão ficando cada vez melhores. Empresas estão utilizando vídeos animados ou ao vivo de alta qualidade nas páginas principais de seus sites, enquanto gigantes de vídeos online como a Netflix estão produzindo séries criticamente aclamadas que nem passam mais na tv e só podem ser assistidas num dispositivo com acesso a internet.

O Futuro do Vídeo

Dessa forma, não deveria ser surpresa para ninguém que vídeos online são a nova fronteira no marketing. De acordo com o jornal The Guardian, é esperado que vídeos de marketing sejam 69% do tráfego de consumidores online, enquanto um total de 64% das empresas que vendem online declararam que esperam que eles desempenhem um papel crucial em suas estratégias nos próximos anos. E, se você está de olho nas estatísticas sobre o futuro dos vídeos, sabe que os vídeos online continuam ficando cada vez mais populares.

Provavelmente essa informação não é uma novidade para você - de alguma forma, você provavelmente já sabe o quão importante é um vídeo online. Então ao invés de ficar apontando para você razões para começar um vídeo de marketing, vamos fazer numa abordagem diferente.

Nós sabemos que vídeos em animação marketing estão cada vez mais populares e realmente trazem resultados. Mas por quê? O que é que motiva as pessoas a assisti-los? Por que é que vídeos online estão cada vez mais assumindo a protagonismo das mídias sociais? Essas são perguntas importantes, que, como empresários que utilizam marketing digital, devemos fazer. Pois se entendemos o motivo de as pessoas estarem cada vez assistindo vídeos - e grande maioria está assistindo - então podemos entender como fazer um vídeo melhor. Aqui vão algumas razões que explicam por quê os vídeos animados são tão eficazes para marketing e por quê seus possíveis clientes estão praticamente exigindo que sua empresa tenha um:

1. As pessoas confiam em vídeos de marketing

Pense nisso: toda vez que você abre o navegador e começa a procurar informações sobre algum assunto, você não irá encontrar apenas um ou dois artigos ou publicações de blogs que são relevantes para a sua pesquisa - você encontrará um ou dois milhões. E você nem sempre sabe o quão confiáveis essas fontes são - eles podem ser especialistas, mas podem também ser amadores que não fazem a menor ideia do que fazer. E é difícil dizer quando um artigo escrito é mais confiável que outro. Com vídeos não é bem assim. É mais fácil distinguir um vídeo bom de um ruim. Qualquer pessoa pode escolher um áudio ruim, ou animação de baixa qualidade, ou um trabalho de câmera feito no iPhone de alguém. Então, quando as pessoas se deparam com um vídeo de qualidade, elas prestam atenção - pois sabem que foi trabalhoso. Pois sabem que custou tempo e dinheiro, e não é qualquer um que pode fazer isso. As pessoas confiam em vídeos bons pois sabem que eles exigem profissionalismo.

Agora, é óbvio que muitos vídeos de baixo custo possuem um conteúdo bom e legítimo, e também é óbvio que nem todos os vídeos de alto custo são realmente confiáveis. Mas a questão é que as pessoas tendem a acreditar muito mais na informação que você apresenta - e tratam você com seriedade - se você apresenta-la em um formato de vídeo bem produzido e de alta qualidade.

2. Vídeos de marketing são compartilháveis

Como um vídeo online se torna viral? Como o nome dá a entender, um conteúdo é considerado "viral" quando passa de uma pessoa para outra. Vídeos bons tem esse potencial de compartilhamentos. Você provavelmente não vai conseguir reunir todos os seus amigos e fazer com que eles leiam um jornal, mas é provável que consiga fazê-los assistir a um vídeo. A mesma coisa acontece com seus amigos do facebook. Se você compartilha um vídeo bacana, as pessoas irão clicar - e vão assistir. As pessoas compartilham vídeos porque é muito fácil de compartilhar e ser assistido.

Mas as pessoas não compartilham qualquer vídeo. Elas compartilham apenas o que é bom e vale a pena ser compartilhado. As pessoas compartilham vídeos que importam para elas, pois são engraçados, interessantes, emocionantes.

Esse é o maior benefício do vídeo de marketing. Quando as pessoas assistem algo e gostam, elas irão contar para outras pessoas. Irão compartilhar. Mas você precisa criar algo que vale a pena ser compartilhado. Você precisa fazer um vídeo que seja interessante, engraçado, emocional, educativo, honesto, ou seja: Memorável. O que nos leva a 3º razão:

3. Vídeos de marketing são memoráveis

Isso é comprovado cientificamente. Se as pessoas ouvem ou leem algo, estão usando apenas um sentido. Mas quando assistem a um vídeo, vários sentidos estão sendo estimulados - todos ao mesmo tempo. O que faz com que seja mais provável que os espectadores se lembrem do que viram.

Um bom vídeo é um dos tipos de mídia mais eficazes para envolver as pessoas. A combinação certa de música, narração e visuais pode levar os espectadores a experimentar toda a gama de emoções humanas - às vezes durante um único vídeo. E quando você promove emoção, você se torna ainda mais memorável.

Essa é só mais uma razão para investir em vídeos. Você quer que as pessoas se lembrem de você e do que você faz, e vídeos são uma das melhores maneiras de se certificar de que elas vão lembrar.
Eu tenho certeza de que você consegue pensar em diversas razões para as pessoas escolherem vídeos a mídias escritas. Mas essas 3 razões são ótimos motivos para começar, porque te dizem como seu vídeo deve ser - um vídeo que as pessoas irão confiar, irão lembrar e compartilhar. Porque se você consegue construir uma base de consumidores leais que se importam o suficiente para falar sobre você, então você está se saindo muito bem.

É por isso que fazemos vídeos explicativos - aqueles vídeos curtos e animados que você irá encontrar com frequência na principal página dos sites das empresas. Eles encurtam o seu ciclo de vendas, aumentam as conversões e suas vendas. Um vídeo de marketing online não deve ser um elemento solto nas mídias sociais ou site de sua empresa, e sim deve ser um elemento crucial numa estratégia de marketing bem elaborada e eficiente. Em outras palavras, se você ainda não está se beneficiando com vídeos, precisará começar em breve se quiser prosperar no mercado atual. Conte com a gente para criar um vídeo excepcional para a estratégia de marketing e vendas online de sua empresa!