Qual é a duração ideal para um Vídeo Explicativo Animado?

Você já tomou a decisão de que você está pronto para fazer um vídeo para a sua empresa? É emocionante! Nós amamos a primeira vez que conversamos com um cliente novo, porque a sua energia é contagiante. Também é divertido para explorar as características de sua empresa e discutir o conteúdo que eles querem cobrir em seu vídeo.

No entanto, não raro uma conversa com um novo cliente leva uma hora ou mais, e precisamos encontrar uma maneira de resumir toda essa informação num vídeo com o máximo de efetividade possível.
Então, a grande questão é: Qual é a duração perfeita para o seu vídeo explicativo?

30 segundos? 60 segundos? 2 minutos? A resposta exata é 75,3 segundos… ok, na verdade não.

Vamos começar…

A verdade é que tudo depende. Eu sei, eu sei… essa resposta não diz muita coisa. Mas o fato é que duração do vídeo explicativo ideal é determinada por uma variedade de fatores, com o principal sendo a quantidade de informação que você precisa abordar.

Os scripts de vídeo para empresas mais eficazes tendem a seguir uma estrutura fundamental como a seguinte: problema, solução, benefícios e a finalização com uma chamada para ação. No entanto, há um monte de problemas que podem ser mostrados durante a introdução do seu vídeo. O seu produto tem inúmeros benefícios que poderiam ser abordados. E, claro, é preciso deixar algum tempo para adicionar momentos memoráveis ao script.

No entanto, aqui estão três dicas rápidas para ajudá-lo a evitar falar demais ou dizer muito pouco em seu vídeo explicativo:

1. Definir um objetivo para o vídeo

Em primeiro lugar, é importante focar seu vídeo o máximo possível e evitar fugir da ideia principal. Sabemos que um vídeo explicativo requer um certo investimento, mas evite a tentação abordar todos os assuntos com apenas um vídeo. Defina um objetivo para seu vídeo (como vender seu principal produto) e foque nele, isso garante que as pessoas que assistirem absorverão o máximo desse conteúdo chave.

Uma dica que damos a alguns clientes que estão com dificuldade em encontrar a mensagem central do vídeo, é resumir toda a ideia do vídeo em uma frase curta. Mantendo essa única frase no centro de seu vídeo enquanto elabora o roteiro ajuda a garantir que tudo na narração está indo no caminho certo – e com isso, é mais fácil de identificar e acabar com as partes não essenciais.

Definir seu vídeo em uma frase também vai te ajudar a se de que você está cobrindo conteúdo suficiente para completar essa missão. Se você está preocupado se o seu roteiro está dando certo, peça a alguma pessoa para ler seu script e veja se ela conseguiu entender a mensagem que você quer passar.

2. Identifique o seu público

Em seguida, defina um público-alvo… um público-alvo muito específico. Semelhante à nossa primeira dica, você não deve tentar agradar a todos. Mesmo que o seu produto pode ser usado para vender para empresas e consumidores finais, é importante definir um foco para otimizar os resultados do vídeo.

Além disso, outra dica é não generalizar seu público na hora de escrever o script, defina nomes, cargos, os problemas específicos, traga seu público alvo a vida!

Depois de saber quem é seu público, também considere o quanto o seu cliente tem de conhecimento sobre o seu conteúdo. Isso irá ajudá-lo a determinar o quão pouco, ou muito, você precisa educar ou explicar.

3. Determine onde você vai usar o vídeo

Por último, considere onde você utilizara esse vídeo. Claro, um vídeo é uma ferramenta de marketing digital muito versátil, que pode ser utilizado em várias páginas, redes sociais, apresentações, feiras…. mas mesmo assim é provável que você tenha um local principal onde você vai usa-lo, como por exemplo a homepage do seu site. Se você for utilizar seu vídeo como uma ferramenta de marketing digital para sua empresa, então um fator importante é considerar se esse vídeo está sendo impulsionado com tráfego pago ou se ele depende unicamente de tráfico orgânico (SEO). Vídeos tem 53X mais chance de aparecer na primeira página do google, portanto se você otimiza-lo corretamente você pode esperar resultados orgânicos também, mas principalmente no início recomendo que você impulsione seu vídeo com tráfego pago, assim você garante aquele fôlego inicial para dar chance das primeiras pessoas assistirem e compartilharem seu vídeo.

O uso principal do vídeo também influencia na sua duração. Está produzindo um vídeo para sua homepage? Mantenha-o curto mas esse pode ser um pouco maior, até 1:30 é bacana.

Agora um vídeo focado principalmente em facebook? Quanto mais curto melhor.

 

RECAPITULANDO

Esperamos que estas dicas possam te ajudar a encontrar o ponto certo da duração de seu vídeo. Ao definir o objetivo do vídeo, a definição de um público específico e quando você determinar qual será o uso principal do seu vídeo, então você está no caminho certo para a criação de um vídeo com o tempo ideal.

 

Você tem alguma dica ou truque que você usa para decidir os assuntos que você aborda em seus vídeos? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!