Como convencer investidores do potencial de sua ideia.

Algumas oportunidades são raras. No elevador, na saída do restaurante, no aeroporto… Seja qual for o local, você pode cruzar com um possível investidor interessado na área na qual você tem uma grande ideia mas nenhum recurso para colocá-la em prática. Essa é a hora de apresentar o seu projeto e entrar em contato e se possível, fechar negócio.

Problemas exigem soluções. Por isso, muitas oportunidades de negócios, sociedades, parcerias começam com algum problema. Procure ficar atento a dificuldades e pense nas soluções possíveis (e nas formas de explorá-las). E a melhor maneira de solucionar um problema é colocar-se no lugar de quem está sofrendo com ele.

Como apresentar sua ideia para o investidor?

Esse é um ponto determinante para a atração de capital. Não basta que você esteja convencido do potencial do seu modelo de negócio: é preciso que você transmita essa confiança aos potenciais investidores, sempre de acordo com as práticas de mercado exigidas nesse momento.

As três partes principais de uma apresentação:

1. O pitch: a apresentação concisa e clara por meio da qual você deve “vender” a sua ideia.
2. O Sumário Executivo: um documento normalmente de 1 a 2 páginas que contém as informações básicas do modelo do negócio e da empresa, incluindo seus sócios e equipe.

3. A apresentação do Modelo de Negócio: pode ter o formato de PPT (Powerpoint) ou PDF.

O que deve conter nessa apresentação?

– Que problema está sendo resolvido? (Problema)
– Para quem? (Mercado)
– Como será resolvido? (Solução)
– Como agregamos valor? (Proposta de valor)
– Como ganhamos dinheiro? (Modelo de negócios)
– Qual nossa estratégia? (Hipótese de valor)

Então, por que escolher usar vídeo em sua apresentação para investidores?

Em muitas apresentações de startup, o grande momento que impressiona a platéia e os potenciais investidores é o momento em que o vídeo explicativo da startup é exibido. Por mais que você se considere um bom apresentador, um vídeo ajuda a tangibilizar a ideia e a torna muito mais clara para quem está assistindo. Veja abaixo alguns dos principais motivos para incluir um vídeo na apresentação de sua startup (e assim conquistar aqueles investidores que você precisa):

Para conseguir um investimento: Os investidores devem ter confiança em você. Um ótimo vídeo de animação pode impressionar potenciais investidores, construir a confiança, passar uma imagem de profissionalismo, ajuda-los a entender a sua ideia  e levar à aprovação do investimento que você precisa.

Para construir a confiança: Um vídeo ajuda a ganhar a confiança dos fornecedores, potenciais consultores, investidores e clientes. Um vídeo animado curto, claro e consistente pode construir a confiança, mostrando que você tem confiança no potencial de sua ideia.

Para adquirir clientes: Conseguir os primeiros clientes é fundamental para provar a viabilidade de seu projeto. Para vender no ambiente digital, fazer um vídeo explicativo é a chave para ganhar posição no mercado, pois permite transmitir mais informações de forma mais engajante num tempo menor, ajudando sua startup a capturar esses primeiros clientes que são críticos para o sucesso.

Como um vídeo potencializa suas vendas?

Ter um vídeo explicativo profissional com narrador, missão e enredo irá ajudar os espectadores/clientes se interessarem instantaneamente com a sua empresa! Dentro de uns minutos de qualidade você pode capturar a atenção dos potenciais investidores e clientes. A pesquisa mostra que, utilizando um vídeo, a compreensão da sua ideia pode aumentar até 74%, segundo alguns estudos

Um vídeo explicativo não só vai evitar texto cansativos e entediantes como será muito mais fácil você divulgar a sua ideia, além de permitir que o assunto seja explicado claramente através de técnicas altamente eficazes, como o storytelling (contar histórias).

Você tem uma solução complicada e complexa porém muito útil e não sabe como explicar para seu público alvo? O vídeo explicativo pode ser a melhor solução para você!