5 Vídeos Explicativos de Startups Antes Delas se Tornarem Multibilionárias

Uma das características que todas as startups de maior sucesso tem em comum é o fato delas terem usado um vídeo explicativo de marketing para impulsionar seus resultados logo no seu início.

Toda história tem um começo! De pequenas para gigantes, de iniciantes para profissionais, hoje nós vamos te mostrar 5 vídeos explicativos que ajudaram empresas agora multibilionárias a se apresentar na época em que elas eram completamente desconhecidas. Dê uma olhada:

Spotify

Como você sabe, o Spotify é um serviço de streaming comercial de música, que acabou virou hoje, provavelmente, já sinônimo de app de streaming de música.. Mas antes disso, não muito tempo atrás, ele foi uma pequena startup com um sonho.. e uma necessidade imperativa de explicar tudo que eles ofereciam!
O vídeo explicativo deles não apenas descreve os benefícios de se inscrever no Spotify, mas também faz isso com ótimo uso de música e um visual com um estilo próprio.
Graças a esse vídeo e a vários outros esforços de marketing, em junho de 2015 o Spotify já tinha 75 milhões de usuários ativos e o número de inscritos pagos atingiu 30 milhões em março de 2016.

Groupon

O Groupon foi lançado em novembro de 2008 com um conceito inovador: basicamente, se muitas pessoas comprassem um determinado produto ou serviço, todas elas poderiam pagar um preço melhor.
Mas como você poderia explicar isso com a menor quantidade de palavras possíveis? Com um vídeo animado de marketing, é claro! Foi exatamente isso que eles fizeram e o vídeo ficou incrivelmente curto e simples.
E deu muito certo! No final de março de 2015, o Groupon já estava presente em mais de 500 cidades no mundo todo, com quase 48.1 milhões de consumidores ativos e com mais de 425,000 opções de compra coletivas ativas globalmente.

Airbnb

O Airbnb é um marketplace conhecido no mundo todo que permite que pessoas listem, encontrem e aluguem casas de férias por um valor.
Como você pode ver, o vídeo do Airbnb é um pouco longo, mas com uma boa razão: a mulher descrevendo por que ela ama o serviço faz parte de uma espécie de leitmotiv, onde ela aparece em vários lugares diferentes – e peculiares – e acomodações por um período curto de tempo e aparentando não ter pago um custo alto por isso. Exatamente o que a Airbnb propõe!
Ter repetições sutis e particularidades acentuantes não apenas ajudou a tornar o vídeo mais fácil de entender, como também reforçou o conceito. Graças a essas ideias e benefícios claros, essa empresa baseada na California agora tem mais de 1,500,000 lugares para alugar listados, em 34 mil cidades e 191 países.

Dropbox

Ah, o bolso mágico! Com essa metáfora poderosa, os caras do Dropbox conseguiram comunicar sobre o que era sua startup com esse vídeo super bacana feito com baixo custo.
Para nós, é um pouco estranho que o vídeo não tivesse música e tivesse uma duração tão grande, mas como esse foi um dos primeiros vídeos explicativos já feitos e foi o pessoal do Dropbox que foi um dos pioneiros no uso de vídeo explicativo para startup, o mercado só foi descobrindo o que funcionava melhor com os anos. Além disso, mesmo com esses detalhes a explicação é extremamente clara, e com o dropbox oferecendo uma opção do serviço de graça, foi praticamente impossível para eles passarem despercebidos!
O Dropbox começou na metade de 2009 e em 2011, seu faturamento já passava $240 milhões de dólares. Incrível!

Pinterest

O Pinterest não é somente um app de compartilhamento de fotos para web, ele é construído principalmente sobre a ideia de que nós podemos nos inspirar na internet, e então fazer essas coisas que amamos nós mesmos. Ter essa personalidade voltada para a criação faça-você-mesmo é o que tornava o Pinterest único, e provavelmente é o por que as pessoas gostavam tanto dele.
Sobre o vídeo do Pinterest, é realmente inspirador a forma que a empresa transmite sua personalidade perfeitamente, ao mesmo tempo explicando o que o serviço faz e como usá-lo.
Os gráficos, a música leve e as cores delicadas reforçam a mensagem a um ponto que, logo após assistir o vídeo, ficamos com vontade de nos inscrever na ferramenta no mesmo minuto – e muitas pessoas fizeram isso! Em Maio de 2015, a revista Fortune listou o Pinterest na 8º posição no ranking das startups cujo valor de mercado ultrapassa $1 bilhão de dólares.

Assistiu todos os vídeos? Mesmo que todos eles fossem bem diferentes um do outro, com certeza esses vídeos explicativos cumpriram seu papel. Nós da VFX Vídeos adoramos o fato de que eles tinham mensagens super claras e fortes, além de roteiros super criativos!


Agora é a sua vez: o que você achou desses vídeos de marketing? Se você tem uma startup, com certeza você deveria fazer uso da possibilidade de ter seu próprio vídeo explicativo, é uma forma muito inteligente e eficaz de apresentar o seu negócio. Nos consulte para saber melhor sobre por que sua startup precisa de um vídeo explicativo, e se você tiver quaisquer dúvidas, se sinta livre para entrar em contato conosco a qualquer hora!

Post adaptado de Yum Yum Videos

  • osgregs

    Quando puder, entre em contato comigo sobre o meu orcamento, www@reme…