Sua Empresa Precisa de Um Vídeo Explicativo – E as 10 Razões do Porquê!

A popularidade dos Vídeos Explicativos cresceu muito nos últimos anos devido a seu custo acessível e sua eficácia comprovada em ajudar uma empresa a crescer.

Isso transformou vídeos explicativos em ferramentas de marketing bastante conhecidas por sua eficiência. Aumentar taxas de conversão de sites, expor melhor os benefícios e funcionalidades de produtos e aumentar vendas são apenas 3 das 10 razões do por quê sua empresa deveria ter um vídeo explicativo.

1. Aumentar as Taxas de Conversão

De acordo com um estudo recente conduzido pela empresa Video Pascal, 85% das pessoas estão mais propensas a comprar um produto depois de ver um vídeo explicativo sobre ele. Donos das empresas geralmente se surpreendem na primeira vez que usam vídeos explicativos ao descobrirem a quantidade de visitantes de seu site que podem se tornar clientes.

Além disso, apesar da maioria das empresas realizarem a contagem manual das vendas de cada um de seus produtos ou serviços, quando uma empresa usa vídeos explicativos diferentes para cada um de seus produtos é possível acompanhar com precisão quais produtos despertam mais interesse, verificando a quantidade de visualizações de seu vídeo explicativo. Isso permite que decisões estratégicas sejam tomadas.

2. Tornam Mais Claros os Benefícios do seu Produto

Textos podem ser confusos já que existem muitas maneiras das pessoas interpretarem o que elas estão lendo. Vídeos explicativos ajudam a evitar a parte do “eu acho” sobre os benefícios e funcionalidades de um produto ou serviço.

As pessoas compreendem melhor um produto ou serviço assim que veem e ouvem a sua explicação. Um vídeo explicativo ajuda você a se conectar com seu potencial cliente explicando o que sua empresa pode fazer por ele e por que ele deve escolher a sua solução ao invés da de seu concorrente.

3. Aumento Contínuo de Interesse

Mais e mais empresas estão escolhendo usar redes sociais para divulgar novidades sobre seus produtos e serviços, e as empresas mais bem sucedidas nisso estão compartilhando vídeos nesses canais para criar interesse em seu produtos. De acordo com um estudo publicado na C100, mais de 70% dos usuários da internet assistem vídeos com frequência, e mais da metade da população mundial vai assistir a algum vídeo online esse ano.

4. Primeiras Posições do Google

Estatisticamente falando, sites sem movimento não vendem muito bem. Sites que contém grandes quantidades de páginas com blocos de texto e imagens dificilmente vão aparecer nas primeiras páginas da busca do Google. Isso significa menos potenciais clientes conhecendo seus produtos e serviços.

Muito texto também afasta clientes que gostariam de rapidamente entender o seu produto e logo efetuar a compra. Na maioria dos casos, o consumidor leva pouco mais de um minuto para efetuar a decisão de compra. Um vídeo explicativo vai capturar a atenção desse possível cliente imediatamente.

5. Aumento de Visitantes da Web

“Viral” é um termo que existe desde o nascimento do YouTube. Um vídeo viral é um daqueles vídeos que aparentemente surgem do nada e acabam ganhando uma enorme quantidade de visualizações em pouco tempo. Infelizmente não existe uma formula comprovada para a criação de um viral, mas vários produtos ganharam popularidade através de vídeos virais, incluindo algumas das marcas que conhecemos e amamos hoje.

6. Ajudam a Reter Informação

Em média, uma pessoa retém apenas 10% da informação que ela ouve, mas até 50% do que ela vê de acordo com um estudo conduzido pelo instituto de pesquisa Wharton Research Center. O que isso significa para a sua empresa? Um aumento da propaganda boca-a-boca para o seu negócio. Se o seu cliente gostou do seu produto, ele vai compartilhar o seu vídeo.

7. Dê Vida A Seu Discurso de Vendas

Um discurso de vendas em texto é… vamos encarrar a verdade – chato. Dê vida a seu discurso de vendas com um vídeo explicativo. Apresentações de PowerPoint com algumas palavras soltas e alguns gráficos não vão engajar muito a sua audiência. Entretanto, um vídeo explicativo bem produzido com um roteiro sólido e um visual engajador vai capturar a atenção de sua audiência com sucesso. Vídeos Explicativos são especialmente úteis quando você tem um produto ou serviço complexo.

8. Capture a Atenção Do Seu Público

Você só pode ir até um certo ponto com conteúdo web tradicional. Numa tentativa que tende a ser frustrante, alguns donos de empresas tentam trazer mais interesse a seu produto colocando muitas imagens, animações apelativas e fontes coloridas nos sites das empresas, o que costuma resultar em duas coisas:

  • Confundir o potencial consumidor.
  • Diminuir a velocidade de carregamento do site.

Ambos resultados são desastrosos para os negócios. Por que não aproveitar o melhor dessas ideias num vídeo animado? Isso mantém o site da empresa limpo e organizado, e ao mesmo tempo favorece o engajamento do potencial cliente.

9. Fáceis de Compartilhar

Um vídeo explicativo não precise ficar somente no seu site. Na verdade, sites de hospedagem gratuita de vídeos como o YouTube e o Vimeo tem ferramentas úteis que permitem que você faça o upload do seu vídeo e use palavras-chave para atrair interesse para ele. O bônus adicional de usar esses sites é que eles são totalmente compatíveis com smartphones e tablets.

Vídeos são facilmente compartilháveis, diferente de páginas web só com texto e imagens. As pessoas são muito mais suscetíveis a assistir e compartilhar vídeos na internet do que a ler blocos de texto num site.

10. Destaque seus Diferenciais

O ponto mais importante para fazer seu visitante se tornar um cliente é a personalidade da sua empresa, a forma com que ela se diferencia das demais no seu segmento.

Isso é especialmente importante no mundo do marketing online, quando seu cliente geralmente estabelece pouca ou nenhuma conexão emocional com as empresas. Um vídeo explicativo é uma excelente forma de criar uma conexão entre o consumidor, a sua empresa e seus produtos, já que ele comunica emoções muito melhor que texto.

Além de aumentar as vendas, ganhar popularidade para a sua marca, e explicar o seu produto com sucesso, existem tantos outros benefícios em usar um vídeo explicativo que precisaríamos de um vídeo explicativo para listar todos eles. Pessoas do mundo todo estão criando vídeos sobre tudo, desde chamar a atenção para causas a dar sua opinião sobre produtos, provando que hoje vídeo é a meio mais popular que existe para compartilhar informação e fazer propaganda.

Já usou vídeo explicativo em sua empresa, como foi? Adoraríamos ouvir sobre sua experiência.

adaptado do texto original de Andrew Follet em Video Brewery