Por que Vídeo é tão importante para o Futuro do Marketing?

Criando uma Conexão Mais Poderosa Através de Vídeo

O que internet significa para os profissionais de marketing? É apenas um caminho para amplificar mensagens? Uma forma de entregar informação aos usuários mais rapidamente? Infelizmente, para muitos profissionais do marketing, a resposta é sim. O problema, é que quando a internet é vista apenas como uma forma de amplificar a transmissão de mensagens, eles acabam não percebendo o maior benefício que ela proporciona – engajamento.

Antigamente, era quase impossível para o marketing interagir diretamente com o público alvo. Você basicamente tinha anúncios em revistas, impressos, e a televisão, todos canais unidirecionais. Claro, era possível para os profissionais de marketing focar em apenas um grupo de pessoas ou focar em algum evento, mas não era possível engajar individualmente com o público alvo.

É assim que a internet está fundamentalmente mudando a forma de se fazer marketing, dando poder aos profissionais através de tecnologias que permitem interação e conversação bidirecional em tempo real com o público alvo. E assim os profissionais do marketing estão começando a investir mais tempo engajando com as pessoas ao invés de que apenas falar para algumas poucas delas. Isso acabou revelando o fato de que o público tem muita pouca atenção disponível. Tem coisa demais acontecendo para esses consumidores conectados 24/7/365. Essas pessoas tem pouca e preciosíssima atenção para distribuir, e os profissionais do marketing precisão fazer algo para conseguirem passar por cima do ruído que agora existe no mundo digital. Então eles começaram a procurar uma solução, um jeito de capturar a atenção. Entra em cena o Storytelling.

Assim que os profissionais de marketing chegaram à conclusão que a internet permite que eles desenvolvam relacionamentos, eles começaram uma (na maioria das vezes) lenta migração de produzir conteúdo sobre eles, sobre a empresa deles, o produto deles e começaram a desenvolver histórias que falam do consumidor. Histórias que tem personagens, que seguem uma narrativa, história que provocam uma resposta emocional. Pois construir um relacionamento sempre começa com emoção,

Mas, novamente, atenção é um desafio. O público continua disperso como vagalumes numa noite quente de verão. Os profissionais do marketing precisavam de algo mais, algo que se encaixe no mundo conectado em que essas pessoas vivem. Aí entrou o Vídeo.

A Ciência do Engajamento com Vídeo

Como uma forma de conteúdo, vídeo é uma experiência multissensorial. Movimento, imagens, cores, palavras, emoções. Pode até parecer lógico que vídeo transmite melhor informação do que apenas textos, mas você sabia que existe ciência por de trás do porquê sermos tão atraídos por vídeo? Susan Weinschenk, Ph.D. nos revela os quarto principais aspectos psicológicos que explicam essa nossa atração por vídeo:

  • Ver é Acreditar!  Quando vemos algo é muito mais provável experimentarmos emoção. (se compararmos com ler e ter de imaginar uma emoção) Isso também permite que criemos uma conexão muito maior.
  • Voz Da Mais Sentido. Não, não a sua voz interna. Quando ouvimos uma voz humana externa, nós estamos mais aptos em extrair sentido das informações que forem expostas.
  • Nós Focamos em Pessoas. Certo, a Dr. Weinschenk explica isso de uma forma muito mais cientifica, mas basicamente ela identifica uma área do cérebro que se chama de área fusiforme que faz com que tenhamos a tendência de centralizar em pessoas como fonte melhor de informação e confiança.
  • É tudo Sobre o Movimento. Desde a idade da pedra, nós sobrevivemos percebendo coisas se movimento ao nosso redor. Não conseguiu perceber um movimento? Era comido por algum predador. Isso fez com que a tendência a dar atenção a movimento fosse integrada profundamente no nosso DNA. Nós somos fascinados por coisas que se movem.

Então, vamos recapitular:

  • Existe muito ruído no mundo digital atual.
  • Seu público tem apenas uma quantidade finita de atenção que pode dar pra você.
  • Você precisa conseguir capturar a atenção deles se quiser construir um relacionamento (para que depois você possa conversar com eles individualmente)
  • As pessoas são fascinadas por vídeo e ele está se tornando cada vez mais popular na internet.

E para responder à questão que está no título desse artigo: Vídeo é fundamental para o futuro do marketing por que ele permite mostrar e contar histórias num formato que captura a atenção. Mas ainda tem mais:

Os Níveis dos Relacionamentos Digitais

Existem muitos níveis nos relacionamentos digitais, mas nesse artigo consideraremos 5:

  • Consciente
  • Conhecido
  • Amigo
  • Confidente
  • Intimo

O nível ”consciente” é somente isso mesmo, significa que o público sabe da existência de determinada empresa. (Pode ser, por exemplo, que eles tenham visto um vídeo sobre ela). E no outro lado desse espectro existo o “Íntimo”, que é quando seu público está lhe dando informação a respeito deles. Compartilhando as histórias deles com você. Uma jornada de compra geralmente é dominada por sua marca até esse último estágio, e passar por esses estágios depende da construção de uma conexão emocional.  Um bom profissional de marketing quer que o público alvo se torne intimo da sua empresa. Sem vídeo, infelizmente, mover a audiência por entre esses níveis de relacionamento requer muito esforço de comunicação, mas lembre-se que seu público tem apenas uma quantidade finita de atenção para usar. Quando você usa vídeo para mostrar e contar a história certa, você acelera o movimento por esses estágios por que conexões emocionais são feitas mas rapidamente e ficam muito mais fortes.

Profissionais de marketing inteligentes sabem que o engajamento de uma audiência depende de um conteúdo variado. Nem tudo pode ser vídeo com storytelling, por que algumas vezes o tipo de relacionamento que uma audiência quer é muito utilitária. Talvez eles não queiram uma história, talvez eles queiram somente fatos. O objetivo dos profissionais do marketing na Era Digital não é apenas estabelecer relacionamentos, mas os tornar positivos dando as pessoas o que elas querem (ou seja, pensando neles, e não somente em você.)

Assim sendo, vídeo tem um papel chave no futuro do marketing digital, pois ele é fundamental não apenas para conseguir atenção do seu público, mas para estabelecer e acelerar relacionamentos entre o público e a marca.

 Este artigo foi adaptado por VFX Vídeos de um texto de autoria de Jason Thibeault.

  • Daniel Willian Bloch

    Muito bacana a abordagem sobre os diferentes niveis de relacionamentos digitais! Ótimo post!