Afinal, o que é Vídeo Marketing?

Afinal, o que significa Vídeo Marketing?

Quebra de paradigmas tecnológicos são ótimos, mas eles podem nos confundir ao gerar uma nova definição. E isso é bem chato não é?

Um assunto que ainda está bem confuso para alguns é o “Vídeo Marketing”.

As pessoas geralmente associam a um dos dois campos em particular, vídeo ou marketing, sendo que ambos são válidos, mas pecam ao aplicar os dois juntos. Vamos dividir o termo em dois grupos: “Marketing Com Vídeo” e Marketing Através de Vídeo”

 

Marketing Com Vídeo

O público do Marketing com Vídeo estão geralmente vendendo um produto ou serviço e usando o vídeo para explicar melhor este produto ou serviço. Geralmente isso é usado incorporando o vídeo em uma campanha de marketing direto como newsletter ou promoção de um produto.

O exemplo mais simples de Marketing com Vídeo é o que fizemos em nossa home page, adicionar um vídeo ao site da empresa para resumir, atrair e converter clientes.
Outros exemplos de Marketing com Vídeo são:

  • Usar vídeos em campanhas de e-mail marketing com intuito de entender quais clientes em potencial estão particularmente interessados
  • Usar vídeos em campanhas de rede sociais, atraindo mais interação social com sua marca e projetar melhor o fúnil de compra.
  • No marketing digital pode ser usado em webinars como uma fonte de geração de leads.

Aqui está nosso exemplo de Marketing com Vídeo. Esse vídeo foi elaborado para traduzir nosso serviço de forma clara para o visitante. E não seria nem de perto tão útil se visto no YouTube.

O traço mais comum de Marketing Com Vídeo é que, esse tipo de vídeo é projetado para melhorar a experiencia de um usuário que já está em contato com sua empresa. Pois ele já está no site, já assinou sua newsletter, fez o download de seu whitepaper ou te conheceu em uma feira de negócios por exemplo.

 

Marketing Através de Vídeo

As empresas que estão no grupo do “Marketing Através de Vídeo” geralmente estão tentando criar uma percepção ou conscientização para sua marca/empresa.

Isto é possível ao disponibilizar uma “prova do sabor” de sua marca ou seu conceito, elaborando um vídeo que é projetado para ser compartilhado. Levando o vídeo ao extremo, será tão convincente e comercial que pode ser tornar viral e gerar publicidade gratuita para a empresa.

Por essa razão, esse tipo de vídeo geralmente é para entreter e não explicar. Depois que o vídeo é criado ele é divulgado através de todas as ferramentas possíveis (YouTube, Vimeo, Blip.Tv, etc.) e geralmente são acompanhados por uma campanha nas mídias sociais, atingindo os blogueiros que por sua vez gerar o “zumzumzum” que é vital para o vídeo obter o sucesso esperado.

Abaixo segue um ótimo exemplo de Marketing através de Vídeo, que acabou se tornando o comercial do segmento mais visto no YouTube.

E por que isso é importante pra minha empresa?

Essas diferenças são extremamente importantes porque entendê-las pode ser a diferença entre resolver seus problemas com marketing digital de forma rápida e estar perdido buscando informações site após site.

No vídeo abaixo utilizamos o storytelling (contar histórias) para explicar um pouco os motivos pelo qual as empresas podem se beneficiar da prática do vídeo marketing:

Você acha essas definições importantes? Poderia ajudar-nos a melhora-las?

Texto adaptado por VFX – Vìdeos de uma publicação do Wistia.

  • Muito legal Daniel, no começo a gente se confunde mesmo com esse tal de Vídeo Marketing, mas logo se pega o jeito rsrsr